Cidadão

Escolha de diretores e coordenadores da rede municipal entra na fase final

Os candidatos deverão efetivar a candidatura, até o dia 9 de novembro, na unidade em que pretende atuar; todos passarão por consulta à comunidade escolar, incluindo professores e funcionários

A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou as próximas etapas do processo de escolha de diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino, que entra na reta final. Os candidatos às funções de Direção, Direção Auxiliar e Coordenação deverão efetivar a candidatura, até o dia 9 de novembro, na unidade que pretende atuar, para passarem por consulta à comunidade escolar, incluindo os professores e funcionários, efetivos ou não. Esse processo de seleção se dará por meio de voto secreto, garantindo a ação democrática.

Para participar do processo, é necessário preencher e digitalizar o formulário próprio de candidatura (anexo III do edital), devidamente assinado, e enviá-lo para o e-mail novaequipegestora@gmail.com. Se porventura algum candidato ainda não entregou o certificado do Curso de Gestores, ofertado no 2º semestre, este deve ser enviado no mesmo e-mail, também digitalizado.

A consulta junto à comunidade escolar será acompanhada por uma comissão eleita na própria unidade escolar  e composta por representantes de pais e professores. Quando houver necessidade, poderão recorrer à Comissão Central que é responsável por todo o processo de escolha dos novos gestores.

A seleção dos profissionais será feita em dezembro deste ano, para que eles possam assumir as funções em 2023. Todos os candidatos que estão nesta fase já passaram por diversas etapas, desde o mês de julho, de inscrição, envio de documentos, realização do Curso de Gestores, apresentação do Plano de Trabalho da Gestão e análise das respostas do questionário Mapeamento de Competências para a Liderança Escolar. Por fim, após a consulta à comunidade escolar, haverá cerimônia de posse e formação inicial para a nova equipe gestora.

O processo de escolha vai selecionar diretores, auxiliares de direção e coordenadores para as 88 escolas municipais e os 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Londrina. Os profissionais vão atuar nos próximos quatro anos, sendo avaliados durante o mandato pela equipe pedagógica da SME e pela equipe da unidade escolar.

Para concorrer às funções de diretor ou coordenador pedagógico foi exigido ter, no mínimo, quatro anos de docência na Rede Municipal de Educação de Londrina; flexibilidade de horário; graduação em pedagogia ou licenciatura desde que acompanhada de pós-graduação em administração escolar ou gestão escolar. O processo de escolha de diretores e coordenadores das Unidades Escolares da Rede Municipal de Londrina está regulamentado pelo Decreto nº 725. Clique aqui para acessá-lo.

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Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

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