Destaques

Londrina Futsal fica entre as quatro melhores equipes femininas do Brasil

Time alviceleste encerrou em 4º lugar a Liga Nacional e, em 2022, já venceu invicta a Taça Brasil Sub-20, além de disputar agora as fases finais do Paranaense; projeto é patrocinado pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL)

A equipe feminina do Londrina Futsal terminou sua participação na Liga Nacional, maior competição brasileira da modalidade, na quarta posição. A campanha, marcada por muita entrega e superação, coloca o Tubarão das quadras entre os melhores times do país, sendo motivo de orgulho para a torcida e a cidade. Na fase semifinal da Liga Feminina de Futsal (LFF), as londrinenses acabaram não conseguindo vencer o forte Stein/Cascavel – também paranaense e uma das melhores equipes nacionais – que avançou para a finalíssima ao conquistar duas vitórias no confronto, por 3 a 2, em Londrina, e 5 a 0 no oeste do estado.

Mesmo sem obter a vaga para disputar o título do campeonato, Londrina construiu um conjunto sólido, fez apresentações de alto nível, superando as projeções do início da temporada, e vem colhendo bons frutos ao longo do ano. A agremiação recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL), com recursos do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).

Foto: Londrina Futsal / Divulgação

Na 1ª fase da competição, em 11 jogos, o time londrinense acumulou 18 pontos com cinco vitórias, três empates e três derrotas, onde marcou 35 gols e sofreu 26. Ao todo, durante toda a competição, o time londrinense fez 15 jogos, obtendo seis vitórias, três empates e seis derrotas. O time londrinense marcou 45 gols e sofreu 40. O time alviceleste ainda conta com Bruna, artilheira da Liga Nacional com 17 gols.

Antes de duelar na semifinal com o Stein/Cascavel, o time havia superado a Female/Chapecó em um duelo emocionante pelas quartas de final da LFF. No primeiro jogo, em casa, as londrinenses venceram por 4 a 2. Já na segunda e decisiva partida, as chapecoenses ganharam por 3 a 1, o que levou o embate para a prorrogação. A vantagem era do time catarinense, mas o Londrina mostrou sua força e venceu o tempo-extra pelo placar de 3 a 1, garantindo a vaga fora de casa.

A técnica do Londrina Futsal, Jayne Borim, analisou a evolução do time ao longo da principal competição nacional. “No início de temporada sempre fazemos um prognóstico, e, levando em conta a estrutura e investimento das equipes adversárias, nossa ideia era classificar entre as oito melhores e passar para a segunda fase. Essa era a primeira meta, mas o time cresceu muito, foi se fortalecendo e observamos que tínhamos condições de almejar algo mais. Fizemos jogos incríveis nas quartas de final contra o Chapecó, conseguimos avançar para a semi e isso nos encheu de alegria”, celebrou.

Foto: Divulgação

Borim comentou sobre o último duelo. “Depois, tivemos pela frente o Cascavel, time duríssimo e um gigante do futsal feminino, com projeto e elenco muito forte, bom revezamento e jogadoras de altíssima qualidade. Infelizmente não conseguimos passar, tivemos dificuldades no jogo em Londrina e, no segundo jogo, tivemos que arriscar tudo na casa delas e acabamos não fazendo uma boa partida. Algumas das nossas principais atletas vieram de lesões e uma série intensa de jogos, e acabou pesando a questão do revezamento. Mas a campanha foi excelente, o mais importante é que terminar como uma das quatro melhores equipes do Brasil, em um campeonato tão forte e equilibrado, é um imenso orgulho para todas nós”, contou.

De acordo com a treinadora, o diferencial do Londrina na temporada é a forte interação do conjunto, entre atletas, comissão técnica e coordenação. “O trabalho é de muita união, as atletas sempre acreditando no projeto e em seu potencial. Elas são apaixonadas pelo que fazem e esse sentimento reflete em quadra, tornando-se uma energia positiva. Neste ano essa integração foi ainda maior e fez a diferença. A campanha na Liga foi muito bonita e todas estão de parabéns. O apoio da torcida também foi ótimo, resgatando essa presença com o time vestindo as cores do LEC. Agora temos mais competições pela frente e estamos buscando os melhores resultados”, concluiu.

A Liga Feminina de Futsal foi implementada em 2022, substituindo o Novo Futsal Feminino Brasil (NFFB). Trata-se de um campeonato independente, chancelado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e coordenado pela Associação Brasileira Feminina de Futsal (ABFFutsal), entidade que reúne os 12 clubes nacionais de tradição na modalidade.

Foto: Reprodução / CBFS

Título, convocações e classificações – A temporada 2022 vem sendo exitosa e de bons frutos para as garotas do Alviceleste, que já haviam garantido para Londrina, em 2022, o título invicto da Taça Brasil Sub-20. Além disso, a equipe está na disputa da semifinal do Campeonato Paranaense, pelo qual enfrentará o AD Telêmaco Borba, no dia 12 de novembro, em Londrina, no Ginásio da Unopar. E as meninas das categorias Sub-20 e Sub-17 estão ambas nas quartas de final do Paranaense.

Outro ponto alto do ano foi a convocação das jogadoras, as alas Fernanda Alves (Fernandinha) e Danyele Caroline Freitas (Dany), para a Seleção Brasileira Sub-20, que se sagrou campeã invicta do Sul-Americano de Futsal, disputado em setembro, na cidade de Gramado (RS). Junto com as atletas, a treinadora do Londrina Futsal, Jayne Borim também foi convocada e fez parte da comissão técnica brasileira ganhadora do torneio.

Neste final de semana, o time adulto também atuará pelos Jogos Abertos do Paraná, na fase classificatória, realizada em Apucarana.

Segundo a coordenadora do Londrina Futsal, Vanda Sanches, um dos principais fatores positivos do trabalho realizado pelo projeto, recentemente, foi voltar ao cenário nacional. “Voltamos a jogar ano passado com o time adulto a NFFB, que se tornou a LFF, o que nos trouxe mais maturidade e experiência, já que o time é muito jovem, com média de idade de 20,6 anos. Outros aspectos são a manutenção de um grupo base que está junto já há quatro temporadas, o aumento do número de parceiros, de 9 para 20, e a maior visibilidade com a criação da Liga, além do incentivo do Feipe e a parceria com o Londrina Esporte Clube que trouxa mais torcida e apoios”, destacou.

Foto: Divulgação/Londrina Futsal

Incentivo do Feipe – O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, elogiou o projeto do Londrina Futsal, apoiado em todas as suas categorias pelo Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe). “Trata-se de um trabalho simplesmente incrível, assim podemos resumi-lo. O futsal feminino vem mostrando crescimento, revelando jovens talentos e trazendo conquistas importantes em nível regional, estadual e nacional. O projeto é muito sério e bem estruturado e consolidado, procurando evoluir a cada ano e nós estamos buscando ser este suporte de qualidade. Temos hoje atletas e a técnica Jayne na seleção Sub-20, a Vanda coordenando, que sempre esteve à frente. Tudo isso nos deixa felizes e motivados”, afirmou.

Para a técnica Jayne Borim, o Feipe é essencial em todas as dimensões do projeto. “Quando pensamos o esporte não pensamos somente em rendimento, mas na formação de base, na continuidade de grupo e comissão, todos os aspectos, da juventude até o time adulto, tudo é uma construção. E o Feipe é fundamental nesse sentido, dando condições para a sequência dos trabalhos”, disse.

Foto: Divulgação/Londrina Futsal

Sobre o Londrina Futsal – Em atividade há 29 anos, o time é patrocinado pela Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL), por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), desde 2002. Além disso, a equipe adulta do projeto joga com as cores do Londrina Esporte Clube, com quem mantém uma parceria.

A equipe do Londrina Futsal é composta por 16 atletas, entre as categorias sub-20 e adulta. E o time também atua na categoria Sub-17. A iniciativa contempla, ainda, uma escolinha para meninas, que treinam às terças e quintas-feiras na Unopar.

O time já foi campeão de várias competições, dentre as quais a Liga Nacional Adulto, em 2006. Faturou 15 vezes o Campeonato Paranaense Adulto, Taça Brasil Sub-20 (2x), Taca Brasil Sub-15 e Sub-17,  além de ter obtido diversas conquistas nas categorias sub-20, sub-17 e sub-15 em nível estadual.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos