Segunda etapa da Campanha Outubro Rosa entrega mais de 4 mil itens a entidades sociais
Na semana passada, a Secretaria da Mulher já entregou outros 2.300 itens para o Capc e Tok de Amor, que atendem as pacientes com câncer

Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, realizaram a segunda etapa da entrega de produtos de higiene pessoal e de beleza recebidos durante a Campanha Outubro Rosa. A solenidade aconteceu no gabinete do prefeito.

Nessa etapa, a Secretaria da Mulher recebeu 4.030 itens diferentes, entre eles papel higiênico, fralda adulta, absorventes femininos, cotonetes, lenço umedecido, escovas de dente e de cabelo, pasta de dente, sabonetes, hidratante corporal, algodão, enxaguante bucal, lenço para cabeça, protetor solar, shampoo, desodorante, termômetros, maquiagem, acessórios femininos.
Todos os produtos foram doados ao Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (Capc) e a Tok de Amor Londrina, que são instituições não governamentais atuantes no acolhimento e apoio para as mulheres em tratamento de câncer em Londrina. Na semana passada, ambas receberam quase R$ 9 mil em 2.300 itens da campanha. A primeira entrega adveio de uma parceria entre a Secretaria da Mulher com o Circo Maximus.

O prefeito Marcelo Belinati agradeceu todas as pessoas e instituições que doaram, bem como o trabalha realizado pela Capc e Tok de Amor e a equipe da Secretaria de Política para as Mulheres. “O trabalho feito por estas instituições é abençoado por Deus, pois o diagnóstico de câncer é muito difícil de ser recebido pelas pessoas que, muitas vezes, precisam de um ombro amigo, de um apoio, de conversar e desabafar. E estes produtos de beleza ajudam as mulheres com câncer a se sentir melhor, podendo prevenir uma depressão, que muitas vezes acomete as pessoas com câncer. Por isso, parabenizo o excelente trabalho realizado por estes locais e registro os nossos sinceros agradecimentos a todos que contribuíram”, disse.

A secretária da pasta, Liange Doy Fernandes, destacou que a campanha contou com a participação de muitas empresas e secretarias municipais, a fim de levar um pouco de carinho às mulheres que estão passando por um tratamento oncológico. “Contamos com a colaboração de empresas pequenas e grandes, órgãos públicos , entidades de classe, enfim, foi uma campanha linda e muito gratificante”, ressaltou.
O Capc atende 630 mulheres, das quais 80% são de Londrina e 20% da região. Há nove anos, a instituição promove humanização às pessoas que estão em tratamento do câncer através de serviços como o atendimento psicológico e jurídico, oficinas, cursos, aulas de dança e outras atividades. As mulheres acolhidas recebem ajuda com cestas básicas, fraldas, lenços, perucas e suplementação alimentação durante o tratamento do câncer. A entidade fica na Avenida Juscelino Kubitscheck, 1.899, Centro, sendo possível entrar em contato pelo Instagram @capcoficial e pelo telefone (43) 99932-1214, para conhecer a unidade e fazer doações. O local faz bazares, com itens doados, para ajudar a manter o local.

O presidente da Capc, Celso Fernandes, informou que a instituição trabalha com homens e mulheres, mas que dedica uma atenção especial às mulheres, porque elas são o esteio da família. “Quando a mulher tem um câncer, além de cuidar de si ela cuida da família e da casa e não pode se deprimir. E a nossa função é tentar levar amor, alento e carinho para ela e toda a sua família. E um dos nosso projetos é propiciar embelezamento à mulher, nós fazemos oficinas para elas, levando apoio e beleza para as pacientes, e isso também contribui com o aspecto psicológico. Para a realização deste trabalho, é de suma importância que as pessoas colaborem, como estão fazendo hoje com estas doações, pois cada presente que é dado para estas mulheres tem um reconhecimento muito grande”, afirmou.
Já a Tok de Amor Londrina recebe diariamente entre 100 a 120 pessoas, entre homens e mulheres em tratamento no Hospital do Câncer de Londrina. Essas pessoas recebem café da manhã, podem participar de oficinas e passar o dia na instituição. O local acolhe muitos pacientes que vêm de outras cidades se tratar em Londrina e que não têm dinheiro para ficar em um hotel ou casas de parentes para se hospedarem até o horário da partida do transporte de volta para casa. O telefone do local é o 3336-0056 o Instagram @tokdeamorosc. A instituição recebe doações de alimentos (como pão, água de coco, presunto, queijo, manteiga, café, leite e achocolatado), itens de higiene, roupas, calçados e utensílios domésticos, pois são feitos bazares para ajudar a manter o local.

A vice-presidente da Tok de Amor, Vera Lúcia Costa e Silva, contou que estes itens, que já foram entregues em uma primeira etapa, têm abençoado muito os pacientes. “Hoje atendemos tanto mulheres quanto homens, a partir de 18 anos, e estas doações nos possibilitam dar o melhor para estas pessoas que tanto precisam. São pacientes carentes, alguns vem de longe, muitas vezes saem às 3h da manhã para se tratar e retornam à noite. Por isso, ficamos muito felizes e agradecidos. As doações são fundamentais para nos ajudar a manter a casa e continuar levando o melhor para os pacientes”, enfatizou.
Participaram, dessa segunda etapa, 24 instituições privadas e públicas. Entre elas estão: Advise, Associação de Mulheres de Negócios, Casa da Dança, Cassi, Colégio Adventista, Dental Clean, Hospital Araucária, Instituto ConsultoMaq, Pharmadelle, PHLO e o Voluntariado Sebrae. Entre as públicas estão a Acesf, Caapsml, Codel, Cohab-Ld, Controladoria-Geral do Município, Escola Municipal Aristeu dos S. Ribas, Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão, Ouvidoria-Geral do Município, Procuradoria-Geral do Município, Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Secretaria Municipal de Governo e a Secretaria Municipal de Saúde.
Também estiveram presentes, na solenidade, o vice-prefeito, João Mendonça; a psicóloga clínica e voluntária do Capc, Adriane Hisnauer Cantone; a vereadora professora Sônia Gimenez; a aluna Sofia Vitória Vieira Morais, da Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão, que representou os alunos da unidade escolar na solenidade; bem como os representantes das instituições públicas e privadas, e o secretariado municipal.
Texto: Dayane Albuquerque e Ana Paula Hedler