Centro de Formação Cidadã realiza formatura de nova turma
O objetivo do Centro de Formação Cidadã (CFC) é transmitir conhecimento acerca dos direitos e deveres dos adolescentes em condição de vulnerabilidade social
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Centro de Formação Cidadã/Infraero Social e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), realizou ontem (13), às 16h, a formatura de 50 alunos, de 13 a 17 anos. O evento foi realizado no Auditório da Infraero, localizado no Aeroporto Governador José Richa, que fica na rua Tenente João Maurício de Medeiros, 300, região leste.
O objetivo principal do Centro de Formação Cidadã/ Infraero Social é oportunizar vivências e transmitir conhecimento acerca dos direitos e deveres dos adolescentes que vivem em condição de vulnerabilidade social. Os profissionais realizam projetos e debates com os jovens sobre diversas áreas como trabalho, meio ambiente, cultura, saúde, direitos humanos e socioassistenciais.
O prefeito de Londrina, Gerson Araujo, destacou o trabalho das instituições envolvidas. “Fico feliz em estar participando de momentos maravilhosos como esse. As dificuldades materiais aumentam a possibilidades de problemas, os caminhos muitas vezes são tortuosos e é muito difícil enfrentar essa problemática. Vejo aqui quatro instituições dando valor especial às crianças. São pessoas que se doam. Parabéns aos pais, às instituições aos meninos e meninas, que aprenderam e terão daqui para frente uma nova vida, brilhante e muito melhor.”
A secretária municipal de Assistência Social, Célia Silva Andrade, ressaltou as parcerias envolvidas no projeto. “É importante esta parceria com o Senac e Infraero para que possamos continuar a trabalhar juntos. Eu dou aqui meu testemunho porque como muitos aqui vim de família carente, eu insisti, persisti e estou aqui hoje. Acreditem em vocês e espero que possam cada vez mais crescer e serem protagonistas de suas histórias.”
Para a gerente do Provopar, Ana Lucia Conde, a conclusão do trabalho é uma superação. “É importante nesse momento ver em cada rosto a superação de mais uma barreira. É importante a participação e para nós é um prazer que este projeto faça de vocês grandes pessoas. Apesar das limitações a gente consegue a superação. Nós construímos nossa história independente de classe social, acreditem nisso.”
O superintendente da Infraero, Marcos Vinícius Pio, parabenizou os alunos. “Procuramos passar vivência, da formação do relacionamento social, o respeito ao próximo além da preparação técnica. É um trabalho de certa forma simples, mas que vai marcar muito a vida de vocês. São vitoriosos por estarem concluindo.”
De acordo com a coordenadora CFC/Infraero Social, Raquel Mafra, os projetos são trabalhados através de temas geradores e o deste ano foi “Os anos 70”. ”Foi uma forma de envolvermos a família, porque os pais e outras pessoas da família viveram nessa época e os adolescentes não. Trabalhamos muito em cima da questão do trabalho, tentando mostrar para eles a capacidade, o potencial que eles possuem para que possam se inserir no mercado e ter um futuro melhor.”
O diretor do Senac, Sidnei Lopes de Oliveira, destacou aspectos do trabalho desenvolvido. “Agradecemos aos jovens a oportunidade de podermos participar da vida de vocês. O caminho correto nem sempre é o mais fácil, mas tentamos trabalhar nesse projeto além das competências técnicas, o lado humano. A qualificação nos dá asas para nos tornarmos independentes, para alcançar uma vida digna e ajudar familiares.”
Luisa Helena Julia, mãe de um dos adolescentes, falou da mudança do filho ao frequentar o projeto.”Acho muito importante, ele não tem pai. Ele teve contato com outras pessoas, aprendeu respeito as hierarquias, a professores, a pessoas. Ele mudou muito, antes, era tímido e hoje se relaciona melhor com as pessoas. Ele não falta e tem muita vontade de progredir, de ir para frente.”
Fotos: Luiz Jacobs