Secretaria de Agricultura e CMEI Nissia Rocha Cabral realizam ação no Córrego Cafezal
Crianças ajudaram os servidores da Secretaria de Agricultura e Ambiente plantarem 15 mudas de árvores e a regarem as plantas com a água da nascente do local

Nesta quinta-feira (10), os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nissia Rocha Cabral realizaram uma ação de plantio de 15 mudas de árvores no Córrego Cafezal, localizado na Rua Antônio Visitação Lopes Rúbio, no Conjunto Cafezal. Durante a manhã, 38 alunos do P4 e 16 crianças do C2 participaram de uma aula prática ministrada no fundo de vale, que fica em frente à unidade escolar. A ação foi um convite da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) para o CMEI.
Na oportunidade, os alunos puderam ver na prática como é uma nascente de água, como plantar uma árvore e regá-la, além dos cuidados necessários com a manutenção das mudas para que elas cresçam e frutifiquem. Segundo a diretora da unidade escolar, Daniela de Paula Marinho, durante o ano inteiro, as crianças aprendem na sequência didática os saberes e conhecimentos sobre os cuidados com o meio ambiente. Assim, quando a Secretaria de Agricultura e Abastecimento os convidou para a ação, eles prontamente aceitaram.

“O Osvaldo da Agricultura nos convidou para fazermos essa ação de plantio de mudas de árvore, aqui em frente ao CMEI e nós aceitamos. Ali os servidores e os estagiários da Agricultura explicaram a importâncias das árvores para a manutenção das nascentes e dos córregos, falaram sobre isso no processo de curto e longo prazo, e as crianças puderam ver e aprender como surge a água da terra. Antes, quando a gente perguntava de onde vinha a água, eles falavam que era do bebedor, da caixa d’água e do rio, mas vendo a nascente, as crianças entenderam que a água estava surgindo da terra. Elas amaram a experiência, prestaram muita atenção no que foi explicado e foi muito melhor do que é passar um vídeo ou mostrar uma foto em sala de aula”, explicou a diretora.
Depois da atividade ao ar livre, as professores fizeram rodas de conversa com as crianças, que puderam expor o que acharam da ação através de desenhos e, posterior, troca de ideia com as suas famílias. Segundo a diretora do CMEI, no futuro, a ideia é utilizar a água da mina para irrigar uma horta comunitária que deve ser executada no espaço. Atualmente, esse CMEI já tem o projeto Hortas Escolares, onde as crianças podem cultivar amora, manga, abacate, pitanga e jabuticaba. “Ali elas veem nascer e crescer as plantas e têm contato com a natureza”, contou Marinho.
O diretor de Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Márcio de Lima Urbaneja, explicou que os cuidados nesse espaço vêm sendo feitos desde o ano passado e vão desde a limpeza do terreno até a construção de um sistema de filtragem da água. A ideia é revitalizá-lo para proteger a nascente de água que existe ali, por isso as 15 mudas plantadas são de espécies nativas. “Foi limpo o entorno, construído um sistema desenvolvido pelo Emater com pedras para filtrar a água e fizemos uma análise dela. Percebemos que água dali é imprópria para o consumo humano, mas teve níveis satisfatórios para a irrigação. A intenção é que, futuramente, a comunidade assuma o trabalho, por isso criamos todas as condições para viabilizar um baixo custo de manutenção para uma horta comunitária”, explicou Urbaneja.
Essa atividade foi uma parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), através da Diretoria de Desenvolvimento Rural e Diretoria de Abastecimento, com a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do CMEI, e da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema), que ajuda doando as mudas e fazendo as covas para as mudas das árvores.
Outras informações podem ser obtidas com a diretora do CMEI, Daniela de Paula Marinho, pelo (43) 3375-0208 e com a Diretoria de Abastecimento, Márcio de Lima Urbaneja, pelo 3372-44.