Secretarias de Assistência Social e Políticas para as Mulheres participam da ExpoLondrina 2025
Estande conjunto comercializa desde artigos para bebê a bolsas e semijoias a preços acessíveis; tudo produzido por artesãs de dois programas municipais

As secretarias municipais de Políticas para as Mulheres (SMPM) e de Assistência Social (SMAS) estão marcando presença na ExpoLondrina 2025 com um estande compartilhado na Expo Negócios e Varejo. O espaço reúne dois dos principais programas das duas pastas: a Feira Arte Mulher Empreendedora (SMPM) e a Economia Solidária (SMAS).

Durante toda a ExpoLondrina, duas artesãs de cada um dos projetos se revezam, diariamente, para mostrar o resultado de seu trabalho, com peças feitas à mão e que podem, inclusive, ser personalizadas sob encomenda. Com preços acessíveis, as opções no estande vão desde artigos para bebê, amigurumis (bonecos de crochê), bolsas, semijoias em diversas técnicas, além de cestos e acessórios indígenas, entre outros artigos.
Toda a arrecadação com a venda dos produtos será destinada às próprias artesãs. Durante a semana, o espaço fica aberto das 10h às 22h e, no fim de semana, das 9h às 23h, até o domingo, 13 de abril, dia de encerramento da exposição.
A artesã Valdirene de Oliveira, uma das integrantes da Feira Arte Mulher, se disse emocionada por ter a possibilidade de, pela primeira vez, exibir suas peças, na ExpoLondrina. Ela contou que todo o trabalho é manual e que a expectativa é vender bem até o fim da feira.

“Trabalho há cerca de 15 anos nisso. Tenho toalhinha com bolso, que dá pra você colocar a escova de dente e a pasta. Tenho calcinha infantil de malha, cuequinha também para criança, pezinho de porta, vasinho decorativo, também trabalho com amigurumi e crochê em geral. Tudo feito manualmente. Então, é um produto diferenciado”, afirmou a artesã.
A aposentada Miriam Okamoto, que começou a fazer parte do Economia Solidária há dois anos, trabalha com artesanato a base de crochê e disse que também espera ter boas vendas durante a exposição.

“Quero divulgar meu trabalho e gerar mais renda pra mim. Já fiz de tudo, mas, atualmente, estou mais concentrada na confecção dos amigurumis e na Economia Solidária, porque eu fico em casa e dá pra cuidar da minha mãe”, explicou.
Economia Solidária
O Programa Municipal de Economia Solidária é vinculado à Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Londrina, e atualmente, atende cerca de 130 pessoas. Além do estande na ExpoLondrina, o projeto conta com três pontos de comercialização: o Centro Público de Economia Solidária, (Avenida Rio de Janeiro, 1278), que possui o Café e Arte; a Cantina Pé Vermelho, localizada no térreo da sede Prefeitura; e o Centro de Estética, espaço de prestação de serviços na área da beleza, localizado no Conjunto Mister Thomas. Na página do Instagram @economiasolidaria_londrina é possível acompanhar o material produzido e os locais de comercialização.
Feira Arte Mulher Empreendedora
Coordenada pelo Centro de Oficinas para Mulheres (COM) da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), a Feira Arte Mulher Empreendedora tem como finalidade apoiar e promover iniciativas individuais e coletivas de artesanato e empreendedorismo feminino como instrumento de desenvolvimento econômico e de inclusão social e produtiva. O primeiro encontro do projeto, este ano, ocorreu em fevereiro e teve como objetivo divulgar as regras atualizadas da feira para a edição 2025.