Curso de Precificação de Produtos voltado a mulheres recebe inscrições
Formação é direcionada a mulheres acima dos 18 anos e será ministrada por uma professora do Departamento de Economia da UEL; inscrições vão até esta terça (22)
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), por meio do Centro de Oficinas para Mulheres (COM), está com inscrições abertas para o curso de Precificação de Produtos. A capacitação será nesta quarta-feira (23), das 14h às 17h, na sede do COM, localizada na Rua Valparaíso, 189, no Parque Guanabara. O curso é gratuito, e será oferecido para duas turmas, que receberão certificado. Mulheres acima de 18 anos podem se inscrever até a terça-feira (22), através do número de WhatsApp (43) 99945-0056. As aulas serão ministradas pela professora doutora Maria de Fátima Sales, do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Segundo a psicóloga e Diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Aparecida Rampazzo, a professora que ministrará a atividade vai oferecer um atendimento personalizado às participantes. “Serão grupos pequenos, para que ela possa dar uma atenção direcionada às alunas. Já oferecemos essa capacitação antes, é um curso que tem uma necessidade muito grande, mas essa será a primeira vez que teremos participação do Departamento de Economia da UEL”, contou.
Rampazzo destacou que saber como precificar um produto é um desafio para qualquer empreendedora. “A precificação é o processo utilizado para definir o valor de venda de produtos e serviços. Precificar não é apenas colocar uma etiqueta de preço em um produto ou serviço. Para que seu negócio dê lucro e continue crescendo, é fundamental saber como calcular o preço de seus produtos do jeito certo”, apontou. Ela ressaltou ainda que todos os cursos oferecidos pelo COM tem o intuito de instrumentalizar as mulheres e qualificá-las para atuar no mundo do trabalho.
A professora doutora Maria de Fátima Sales, que ministrará a atividade, explicou que o curso faz parte de um projeto de extensão da UEL que tem parceria com a SMPM, o Mulheres Construindo Democracia. “O curso é um projeto-piloto que estamos desenvolvendo, com o objetivo de auxiliar as mulheres com alguns conhecimentos básicos de como calcular os custos e as despesas que têm na produção, para chegar a um preço adequado para seus produtos”, informou.
Na oficina, a professora trará algumas noções sobre o mercado, concorrência e taxas que as empreendedoras devem levar em conta na hora de definir preços. “É importante que o microempreendedor individual conheça bem o seu público, seus concorrentes. Que leve em conta os custos de embalagens, fatores de deslocamento, o valor da sua hora-atividade, e demais custos de produção que podem afetar a precificação. Muitas vezes, as pessoas, por não conhecerem seu público, colocam um preço abaixo do que poderiam colocar. O objetivo do curso é que conheçam todos esses fatores”, concluiu.
Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina