Centro de Economia Solidária Sandra Nishimura lança Coleção Natalina de 2022
Inciativa apresenta uma gama de produtos exclusivos e artesanais, sendo excelentes opções para presentear no Natal, com preços justos; opções também podem ser encontradas na Casa de Economia Solidária Café e Arte

A coleção natalina do Programa Municipal de Economia Solidária (PMES) já está disponível para comercialização. A solenidade de lançamento aconteceu na manhã desta quarta-feira (30), no Centro Público de Economia Solidária. Neste ano há desde produtos alimentícios, como doces, biscoitos, panetones e chocotones, até artigos de decoração, como guirlandas, árvores e enfeites natalinos, arranjo de mesa, itens para cama e mesa, como panos de prato e toalhas de mesa.

Todos os produtos são artesanais e exclusivos, pois são produzidos pelos empreendimentos do programa, e possuem preços justos que variam entre R$ 20,00 e R$ 50,00, em média. Além do lançamento da coleção natalina, durante a solenidade foi feita uma homenagem à falecida servidora municipal Sandra Regina Nishimura, que participou ativamente da construção da Economia Solidária. A partir de agora, a unidade passa a ser denominada Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura, por meio da Lei Municipal nº13.393 de autoria da vereadora Lenir de Assis.

O prefeito de Londrina, em exercício, João Mendonça, disse que o lançamento é um momento muito significativo para o programa e parabenizou a Secretaria de Assistência social e todos os envolvidos na Economia Solidária. “Hoje também é um momento de perpetuar o nome da Sandra Nishimura, por isso é um dia muito especial para todos nós. Convido toda a comunidade londrinense para conhecer este lindo espaço e comprar os produtos dos empreendimentos”, enfatizou.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, disse que o lançamento dos produtos natalinos é uma tradição e que os grupos se preparam durante todo o ano para este momento. “Não podemos esquecer que isso é geração de renda, estes grupos representam famílias que, através da política de assistência social, estão encontrando outros caminhos, que não trazem somente a geração de renda, mas autoestima, resgate e ressignificação de suas trajetórias enquanto cidadãos. Por isso, nada melhor do que iniciar as celebrações do Natal com este significado”, apontou.

A secretária também salientou a luta de Sandra Nishimura no Programa de Economia Solidária. “Ela lutou muito para a que a Assistência Social tivesse vez e voz. Sempre digo que temos que honrar aqueles que passaram, para que os que vierem também nos honrem. Que tudo isso hoje seja em honra dos que passaram e lutaram. Muito obrigada a cada um que está aqui neste momento”, completou.

A gerente de Inclusão Produtiva, Emília Falleiros, ressaltou que o lançamento de Natal representa um momento muito importante para a Economia Solidária e para todo o comércio. “As vendas desta época possibilitam aumentar a geração de renda para as famílias e, principalmente, para dar visibilidade à Economia Solidária, que traz um modo de trabalhar diferente, que valoriza o ser humano, o trabalho coletivo, artesanal e manual”, afirmou.

A artesã Cleide Obeli, representando os empreendimentos do programa, contou que é o sexto ano em que ela participa do lançamento de produtos natalinos. “Este é um dia de muita emoção e de homenagem a nossa amiga Sandra Nishimura, que foi uma pessoa que lutou muito pela Economia Solidária. Agradeço a presença de todos e desejo que tenhamos um Natal abençoado”, expôs.
A coordenadora da Cáritas Arquidiocesana de Londrina, Fabricia Pigaiani, disse que a Economia Solidária é uma das áreas de atuação da Cáritas. “Trabalhamos muito com a Sandra Nishimura, por isso é uma grande alegria estarmos aqui neste momento. Agradeço a todos que contribuíram para este lançamento”, afirmou.

A vereadora Lenir de Assis, autora da Lei que denominou o Centro Público de Economia Solidária com o nome da Sandra Nishimura disse que a servidora era a representação do Natal e continua sendo. “Estes espaço tem muito significado. A Sandra pensou cada tijolo, cada local, cada recurso. Hoje é um dia especial, porque além do lançamento dos produtos de Natal reinauguramos este espaço com o nome da Sandra, reafirmando a sua continuidade. Gratidão a todos os presentes aqui hoje”, ressaltou.
A abertura da solenidade de lançamento dos produtos natalinos foi abrilhantada com uma belíssima apresentação dos músicos Maurício e Tamires e das crianças e jovens atendidos nos serviços de fortalecimento de vínculo da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel). Também estiveram presentes os familiares de Sandra Nishimura, os vereadores Ailton Nantes e Professora Sonia Gimenez; o padre Carlos; a ex-secretária de Assistência Social, Télcia de Oliveira, e a comunidade local.

Onde adquirir – A coleção de Natal está disponível para comercialização no Centro Público, localizado na Avenida Rio de Janeiro, 1.278, Centro, e na Casa de Economia Solidária – Café e Arte, localizada na Praça 7 de Setembro, na Rua João Cândido, esquina com a Rua Piauí, de segunda a sexta, também das 9 às 17 horas. Os itens também serão comercializados em feiras realizadas no Calçadão de Londrina, na Avenida Paraná, em frente ao Banco do Brasil, nos dias 2 e 3; 9 e 10; 16 e 17; 19,20,21,22 e 23 de dezembro.
Àqueles que adquirem os produtos, poderão preencher um cupom para sorteio de uma cesta natalina, que acontecerá no dia 23 de dezembro, às 12 horas, no Centro Público. Clique aqui para acessar a página do Ecosol no Instagram, onde contém mais informações sobre a coleção de Natal.
Mais sobre o programa – O Programa Municipal de Economia Solidária (PMES) é financiado e gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e tem parceria da Cáritas Arquidiocesana de Londrina, que ajuda na execução do Projeto de Educação Socioprofissional e Promoção da Inclusão Produtiva.

A iniciativa representa uma forma de organizar a produção, distribuição e consumo, alicerçada na igualdade de responsabilidades dos participantes dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). O programa disponibiliza apoio técnico, assessoria e capacitação à produção e comercialização de uma enorme gama de produtos. Atualmente participam do Programa, em Londrina, 60 empreendimentos e 316 famílias. Eles atuam em quatro áreas de produção: artesanato, prestação de serviços, alimentação e confecção.