Prefeitura promove aula inaugural para alunos do curso de formação da Guarda Municipal
No evento, que reunirá os habilitados nas fases anteriores do concurso público, será apresentada parte do corpo de instrutores; solenidade terá a presença de autoridades municipais e convidados

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, através do Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina (CFGM), promove nesta quarta-feira (21) uma aula inaugural para os alunos do curso de formação de guardas municipais. A solenidade irá ocorrer na Associação dos Magistrados, localizada na rua Cristina Jorge, 450, Jardim San Izidro, região leste, a partir das 9h.
O prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, participarão juntamente com outras autoridades locais. Haverá uma palestra de abertura com o promotor de Justiça Renato de Lima Castro, do Ministério Público do Paraná (MP-PR), abordando o tema “Corrupção no serviço público envolvendo Agentes de Segurança”.
A Guarda Municipal tem cerca de 12 anos e cinco meses de história, sendo este curso de formação resultado do terceiro concurso público da Prefeitura de Londrina direcionado a este órgão. Neste momento, está sendo iniciada a 5ª turma de formação de guardas municipais de Londrina. O curso, direcionado aos cerca de 50 candidatos aprovados nas etapas anteriores, é uma etapa classificatória do concurso público, sendo que apenas aqueles alunos aprovados nessa fase serão oficialmente nomeados como agentes da GM.
As práticas são regidas por uma Matriz Curricular Nacional que prevê a formação de Agentes de Trânsito e Defesa Civil, com previsão de oito meses de duração e carga total de 1.738 horas, das quais 1.538 serão instruções teóricas e práticas que ocorrerão nas dependências de Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina Outras 200 horas serão de estágio supervisionado.
Durante todo o curso, os alunos poderão contar com a presença de uma servidora de carreira da Guarda Municipal especialista em primeiros socorros, diferencial que servirá para garantir o bom andamento das instruções.
Cada aluno participante receberá auxílio financeiro, mensalmente, no valor de R$ R$1.707,59 para fazer as aulas, enquanto durar o curso. Este incentivo corresponde a 50% da remuneração inicial que os agentes irão receber, após assumirem a função. A concessão do direito ocorre em conformidade com o Decreto 702, de 30 de junho de 2022.
A GM ainda reforça que o Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina é inspecionado, vistoriado e autorizado pela Polícia Federal para funcionar. O quadro de instrutores é composto, majoritariamente, por servidores da instituição. Haverá ainda a participação de servidores de outros órgãos.