Fundação de Esportes atinge recorde de investimentos e parcerias firmadas em 2022
Celebrando 20 anos, o Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) alcançou neste ano, o maior número de projetos beneficiados desde 2002; foram mais de 6 milhões de reais em investimentos e quase 80 parcerias

O Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) registrou, em 2022, o maior número de parcerias firmadas entre a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e os beneficiados pelo patrocínio, desde o início do programa, há 20 anos. Ao todo, neste ano foram mais de 100 projetos protocolados em edital e 79 entidades selecionadas em diferentes modalidades recebendo o Feipe. Também é recorde histórico a quantia total investida, em 2022, pela Prefeitura de Londrina, por meio do Feipe, com R$ 6.045 500 repassados, alcançando cerca de 7.500 atletas e técnicos da cidade.
Os incentivos foram direcionados a cinco linhas esportivas: Programa de Formação Esportiva da Juventude; de Incentivo ao Desenvolvimento do Esporte Adulto; de Apoio às Ligas Londrinenses; de Esportes para Pessoas com Deficiência e Programas Alternativos.

Criado em dezembro de 2012, pela Lei Municipal n° 8.985, o Feipe tem como objetivo incentivar a prática de esportes em Londrina, destinando recursos a diferentes projetos esportivos. O convênio é firmado com a Fundação de Esportes de Londrina e dura até o dia 31 de dezembro do ano vigente. Após realizada a parceria, os convenentes que recebem o apoio ficam responsáveis por representar Londrina no esporte, em competições estaduais e nacionais, e desenvolver sua modalidade junto à cidade durante a duração do convênio.
Além de potencializar o esporte local, outro fator importante é que as iniciativas contempladas precisam desenvolver, como contrapartida social para a cidade, ações e atividades junto à comunidade. Milhares de pessoas, com foco em crianças e adolescentes, são impactadas regularmente.

Para o diretor-presidente da FEL, Marcelo Oguido, o Feipe é uma base importante para grande parte das modalidades esportivas de Londrina, sendo um ponto de apoio oferecido pela Prefeitura e FEL, com recursos repassados para o custeio de despesas e o desenvolvimento de diversas atividades.
“O Feipe é um suporte para os diferentes esportes da cidade, permitindo o incentivo e fortalecimento ao segmento. Hoje, são mais de sete mil atletas, técnicos e comissões técnicas atendidos, representando um trabalho fundamental para a cidade. O objetivo é fomentar o esporte local e ter Londrina presente nas principais competições, como ocorreu neste ano e nos anteriores. São 10 anos de história de um programa consolidado, e esperamos que os próximos anos sejam muito produtivos”, destacou Oguido.
Somados, os investimentos do Feipe, desde o início da atual gestão municipal, em 2017, chegam a cerca de R$ 30 milhões aplicados pela Prefeitura de Londrina. Milhares de jovens atletas, adultos, paratletas, técnicos e comissões técnicas foram beneficiados com o Feipe, além de diversas modalidades e projetos que cresceram com o investimento, que é o grande objetivo deste apoio: fomentar o esporte londrinense.
Neste ano, atletas e equipes que recebedores do Feipe se destacaram em várias competições, do âmbito regional ao internacional. Entre as equipes coletivas, o time da APVE Londrina Basketball obteve diversas conquistas, dentre as quais o título dos Jogos Abertos do Paraná e o vice-campeonato paranaense no projeto masculino. Já a equipe feminina adulta terminou em terceiro lugar no estadual, e o Sub-18 conquistou pela primeira vez, em 34 anos, os Jogos da Juventude do Paraná. Na categoria Sub-17, as garotas levantaram o troféu do estadual e ainda formaram a base da seleção paranaense que ganhou a etapa nacional dos Jogos da Juventude. Ainda no feminino, veio o título do Super Torneio 3×3 Paranaense.

Segundo o diretor da APVE Londrina Basketball, Marival Mazzio Junior, que também treina as equipes femininas do Sub-17 e adulta, o incentivo do Feipe é de grande valia para o desenvolvimento da modalidade. “Com o Fundo, os projetos de base até os adultos contam com apoio em valores de transporte, arbitragem e alimentação, e ainda há bolsas de auxílio aos atletas, uniformes e outras formas de suporte. Essa contribuição é muito importante e dá sustentação ao trabalho. A intenção é fortalecer mais ainda a agremiação em 2023”, disse.
O técnico do time masculino da APVE, Arody Neto, vê as vitórias e desempenho dos atletas como uma resposta do incentivo vindo do Feipe. “A Fundação de Esportes e a Prefeitura de Londrina foram os principais patrocinadores da equipe de basquete através do Feipe, tanto no adulto como na base. Este patrocínio nos traz melhores condições de trabalho. No adulto, sabemos que os investimentos fazem total diferença e contribuem para o resultado final. E tenho total certeza que este incentivo contribuiu para o vice-campeonato estadual e para o título nos Jogos Abertos do Paraná, além de fortalecer as categorias de base”, discorreu.

No atletismo, a equipe Londrina/FEL/IPEC ganhou, como de costume, uma série de títulos. Alguns dos triunfos foram o tri campeonato nos Jogos da Juventude do Paraná, nas categorias feminina, masculina e geral. Nacionalmente, atletas da equipe competiram no Campeonato Brasileiro Interclubes de Atletismo Sub-16 e 12 corredores da Ipec competiram no Sul-Americano fazendo parte da Seleção Brasileira de Atletismo Sub-18. Em âmbito mundial, Londrina teve nomes nas competições Ibero-Americano de Atletismo, e no Campeonato Mundial de Atletismo na categoria adulta e Sub-20.

Os times femininos do Londrina Futsal conquistaram invictos o título de campeãs nos Jogos Abertos do Paraná e no Campeonato Paranaense Sub-20, e também chegaram nas fases finais de outros campeonatos adultos, como a Liga de Futsal Feminino – competição nacional – e o Paranaense Feminino, onde alcançaram a fase semifinal. Além disso, as jogadoras Dany e Fernandinha foram convocadas para jogar pela Seleção Brasileira Sub-20, juntamente com a técnica da equipe, Jayne Borim, que integrou a comissão técnica.
A ginástica rítmica, por meio da ADR Unopar, é outro projeto de destaque dentre as dezenas de modalidades apoiadas pelo Feipe. A agremiação alcançou o título de campeã geral no Campeonato Brasileiro de Conjuntos – categoria pré-infantil e infantil, também conquistando medalha de ouro no Paranaense de Ginástica Rítmica nas categorias pré-infantil, infantil e juvenil. A técnica da equipe, Luciane de Oliveira, comemorou o desempenho das atletas neste ano e os bons resultados que vieram com o apoio do Feipe.

“O ano de 2022 foi de muito trabalho e muitas conquistas para a equipe de GR da ADR Unopar de Londrina. Com o apoio do Feipe foi possível participar das competições previstas em todas as categorias, o mirim, pré-infantil, infantil, juvenil e adulto. Também mantivemos nossas escolinhas de iniciação e fechamos o ano com mais de 200 crianças praticando a Ginástica Rítmica. Os resultados foram excelentes, fomos campeãs de conjunto em nível estadual e nacional nas categorias pré-infantil e infantil, além de campeãs paranaenses no juvenil e bronze na série de 5 bolas no brasileiro. Para completar, são 5 ginastas londrinenses nas seleções nacionais, sendo uma na juvenil e 4 na categoria adulto, com medalhas de ouro no Sul-Americano, Pan-Americano e 5º lugar no mundial de conjuntos. Para 2023, o grupo está preparado para novas conquistas com a parceria da FEL e Prefeitura de Londrina, por meio do Feipe”, afirmou a técnica.
Londrina também comprovou seu nome forte nas lutas. A cidade foi sede do Paraná Combate, realizado em outubro, tendo finalizado como vice-campeã geral. Foram cerca de quatro mil participantes, de 77 cidades do estado. Atletas do Londrina Taekwondo conquistaram 80 medalhas na Copa Paraná, sendo 34 de ouro. No karatê, dentre as conquistas esteve o título do campeonato brasileiro por equipes, faturado pela seleção paranaense que contou com os atletas londrinenses Arthur Menezes, Gabriel Nascimento e Vinícius Figueira, que ganhou seu hexacampeonato individual na categoria sênior até 67 kg.

No paradesporto, grandes atletas representaram Londrina pelo Brasil e mundo. Os paratletas da equipe de paracanoagem do Iate Clube, Igor Tofalini e Giovane Vieira, que conquistaram medalha de ouro e prata, respectivamente, no Campeonato Mundial de Paracanoagem. A paraciclista Victória Barbosa recebeu dois ouros no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada e ficou em primeiro lugar na Copa Brasil de Paraciclismo. Ela afirma que seus resultados não poderiam ter sido obtidos sem esse apoio, e que os recursos investidos a levam mais longe para continuar representando Londrina.
“Eu vejo o Feipe como um investimento fundamental para manter o esporte na cidade, para atender as diferentes modalidades em suas necessidades e desenvolver desde as categorias de base, incluindo novos atletas no mundo esportivo. É um programa que fomenta muito o esporte e esperamos que esse incentivo cresça mais a cada ano para manter o alto rendimento, assim como todos os níveis do esporte londrinense”, declarou a paratleta.

O diretor técnico da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Claudemir Fattori, afirmou que o Feipe é de extrema importância para o desenvolvimento do esporte e londrinense, criando ambiente para a formação de talentos e incentivando grandes atletas nas diversas modalidades atendidas. “É o propósito do Fundo incentivar uma vasta gama de modalidades esportivas em todos os seus programas, desde a base ao adulto, além de apoiar o paradesporto e participar dos jogos oficiais do Estado, das competições master a outras. O retorno que temos é a cidade de Londrina bem representada nessas competições, de nível estadual, nacional e até mundial”, pontuou. “Para 2023, a expectativa é atender ainda mais atletas, trazer mais visibilidade, e continuar desenvolvendo o esporte londrinense”, concluiu o diretor.
De acordo com Fattori, a previsão para a publicação do edital de chamamento público com as inscrições do Feipe 2023 é para o mês de janeiro. Neste edital, será divulgada a quantia prevista para investimento do patrocínio, os programas esportivos e modalidades incluídas, especificações para a participação, além das informações para realização de inscrições.
Para dúvidas e mais informações sobre o Feipe 2023, é possível entrar em contato com a FEL, pelo telefone (43) 3372-9108, ou via e-mail feipe@londrina.pr.gov.br.
Modalidades – As 79 parcerias firmadas com a FEL, no Feipe 2022, incluem várias modalidades, nas categorias masculino e feminino, voleibol, vôlei de praia, futsal, tênis de mesa, handebol, karatê, atletismo, badminton, ginástica rítmica, beisebol, taekwondo, motocross, futevôlei, kickboxing, judô, corrida de aventura, beach tennis, futebol americano, tiro com arco, basquetebol, jiu-jitsu, tênis de campo, futebol, natação, rugby, xadrez, beach soccer, caiaque polo, bmx e ciclismo.
Para pessoas com deficiência, há projetos de atletismo, goalball, judô, badminton, tênis de mesa, ciclismo, taekwondo, karatê, basquete de cadeira de rodas, halterofilismo, canoagem, jiu-jitsu e natação.
Texto: Sofia Loredo, sob orientação dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina