Região oeste recebe audiência pública
Participaram do encontro 94 pessoas; crianças entregaram um PPA infantil para o vice-prefeito
Estudantes da Escola Municipal Noemia Malanga entregaram ao vice-prefeito de Londrina, Luiz Augusto Bellusci, um PPA infantil produzido por alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental e jornada ampliada. A ação foi feita ontem(12), na sede da escola, localizada na rua da Ginástica Olímpica, 341, no Parque Universidade, na região oeste, na abertura da quinta audiência pública para a formulação do Plano Plurianual (PPA) do exercício de 2014 a 2017.
A diretora da escola, Ana Paula Sodré Rennó, contou que a produção de um PPA infantil envolveu os 530 alunos de 31 turmas, além dos professores e equipe pedagógica. Ela ressaltou que foi um trabalho onde os estudantes exerceram a cidadania.
A audiência contou com a presença dos secretários municipais, 94 pessoas da região e as vereadoras Elza Correia e Lenir de Assis. A equipe escutou solicitações dos cidadãos que também puderam escrever as principais demandas para 2014,2015,2016 e 2017. Entre os pedidos da comunidade teve solicitação para construção de área de lazer, centro de convivência e escola de ensino médio; instalação de academia ao ar livre; rede de esgoto, limpeza de bueiros e corte de mato.
O vice-prefeito de Londrina, Luiz Augusto Bellusci, parabenizou a iniciativa da escola em fazer um PPA com os estudantes e ressaltou que as audiências públicas são ferramentas para que a população participe do desenvolvimento da cidade. “É uma demonstração de democracia. Estamos trabalhando juntos na construção de um PPA que leve em consideração as diferentes regiões.”
O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, explicou que o PPA é uma forma de organização de como a Prefeitura vai gastar o dinheiro nos próximos anos. “A participação da comunidade colabora para a construção do Plano. Assim, vamos investir os recursos de acordo com as necessidades dos cidadãos. É uma programação, um planejamento, sempre considerando análise técnica e financeira.”
O assessor da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Edson Antonio de Souza, explicou o que é o PPA e disse que a Prefeitura só pode fazer o que for legal. Ele enfatizou que a participação popular é fundamental no processo para que o PPA contemple a cidade como um todo e demonstre as necessidades da população.
A irmã Maria Fernanda Godoy, missionária claretiana, participou da audiência e comentou sobre a união entre fé e política. “Precisamos trabalhar com a igreja e a comunidade. Não é só ser igreja de um lado e política de outro. Eu venho conhecer e ver o que podemos fazer juntos. Fé e política devem andar unidas”, defendeu.
Osair Vieira, morador da região que também participou da audiência, ressaltou o trabalho como uma oportunidade da população estar junto com o executivo, mostrando o que a população quer. “É o prefeito vindo diante do povo, buscando as reivindicações e conhecendo as dificuldades para que possa solucionar.”
O objetivo das audiências é levantar as principais demandas da região que servirão para nortear os trabalhos para composição do Plano. O Plano Plurianual está previsto no artigo 165, da Constituição Federal de 1988, e é o instrumento de planejamento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal direta e indireta. Visa diagnosticar a área de atuação, estabelecer desafios, determinar as políticas públicas, estabelecer indicadores para mensuração e avaliação das demandas levantadas, formas para execução e entrega dos serviços e produtos propostos no plano.
Ao todo, a administração municipal realizará 12 audiências públicas, em todas as regiões da cidade, inclusive na zona rural. Após a de ontem, também serão realizados encontros nos dias 18 e 25 de abril e 2, 7, 9, 16 e 23 de maio. A próxima audiência será na Escola Municipal Professora Mari Carrera Bueno CAIC “ José Joffly”, localizada na rua José Boralli, 325, no jardim Santiago.
Além das audiências públicas, a população pode mandar sugestões por meio do portal eletrônico – www.londrina.pr.gov.br, no link “Plano Plurianual 2014-2017: traga sua contribuição para Londrina”, que está localizado na parte superior da página.
Fotos: Luiz Jacobs