Secretaria homenageia trabalhadores domésticos
Será montado balcão de informações no calçadão com o intuito de divulgar o direito dos trabalhadores
No dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Empregada Doméstica. Por esse motivo, a Secretaria de Políticas para as Mulheres realizará um evento neste dia com um balcão de informações, no calçadão, no período da manhã. O intuito é homenagear os trabalhadores domésticos, bem como divulgar os direitos já assegurados a esta categoria pela nova legislação trabalhista que passou a vigorar a partir de PEC das Domésticas de 3/4/2013.
A diretora de articulação da Secretaria de Políticas Publicas para as Mulheres, Nanci Kemmer, afirmou que o trabalhador doméstico deve ter seus direitos respeitados. “A empregada doméstica é uma profissional e merece, como todo trabalhador, o direito a ter uma carteira assinada, aposentadoria, pelo menos um salário mínimo, horário de trabalho, segurança previdenciária, enfim respeito e dignidade.”
Considera-se empregado doméstico aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial. São considerados empregados domésticos, cozinheiros, governantas, babás, empregadas domésticas, lavadeiras, faxineiras, motoristas particulares, enfermeira do lar, jardineiro, copeiros, caseiros, entre outros.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres contará neste evento com o apoio do Instituto Federal do Paraná, a ONG Nós do Poder Rosa e com a Pontifícia Universidade Católica (PUC).