Destaques

Secretaria da Mulher inicia novos programas de capacitação profissional

Objetivo é possibilitar e facilitar a inserção das mulheres londrinenses no mercado de trabalho, estimulando a geração de renda e oportunidades

A Prefeitura de Londrina começa a realizar, em março, um novo modelo de programação de oficinas, cursos e outras atividades formativas, totalmente gratuitas, voltadas à capacitação e qualificação do público atendido pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). O foco prioritário é possibilitar e facilitar a inserção das mulheres londrinenses no mercado de trabalho, estimulando a geração de renda e oportunidades. Para 2023, o formato das ações foi repaginado em uma iniciativa centralizada, com o agrupamento das agendas em diferentes eixos e a criação de novos segmentos temáticos para ampliar o alcance e a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos.

Com este objetivo, o Programa de Capacitação e Qualificação Profissional foi lançado e divulgado – no dia 1º de março – juntamente com a programação do Mês da Mulher, e é viabilizado por meio de uma rede articulada de apoio que envolve antigos e novos parceiros da SMPM, envolvendo entes dos setores público e privado. No decorrer de março, cerca de 30 atividades estão programadas.

Os trabalhos inseridos nesse calendário abrangem programas realizados junto a diferentes parceiros, dentre os quais capacitações e qualificações para atuação em supermercados (Siemerc/Instiemerc); Construção Civil (Sinduscom); Asseio, Conservação e Portaria (Facop/Siemaco); Mecânica Automotiva (Senai); Programa de Inclusão Digital (Projeto Join); Incentivo ao Empreendedorismo (Sebrae). Outras linhas temáticas são Saúde e Bem-Estar (Sesc/COM); Capacitação e Qualificação Profissional – Senac (Centro e Norte); e área de Alimentos (UTFPR/ Consultomaq).

O público feminino ainda terá a oportunidade de participar, dentre diversas ações, de cursos e workshops de primeiros socorros, massagem modeladora, dança do ventre, design de sobrancelhas, teatro, inclusão digital, maquiagem social, defesa pessoal, além de ações educativas, encontros e eventos (ver agenda completa ao final do texto).

As atividades já tiveram início, na quinta-feira (2), com uma aula de Yoga Hormonal, conduzida pela própria Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), direcionada à prevenção e neutralização dos sintomas da menopausa, também sendo uma forma de ajudar quanto a outras formas de desequilíbrios hormonais.

Nesta segunda-feira (6), das 9h às 11h, será realizado o Psicocine com a exibição do filme “Não Sei como ela consegue”. Após a exibição do filme, haverá um bate-papo sobre temas contemporâneos relacionados à vida das mulheres, pela visão da psicologia. A iniciativa é da SMPM, via Centro de Oficinas para Mulheres (COM), e o público-alvo são mulheres atendidas pela Tok de Amor, entidade beneficente que presta apoio a pacientes com câncer. O encontro irá ocorrer na própria sede da Tok de Amor, localizada na rua Silvio Pegoraro, 283, Jardim Petrópolis.

Já a partir de terça-feira (7), até o dia 10 de março, será realizado o curso Salgados para Festa, com a primeira turma participando no horário das 14h, no Centro de Oficinas para Mulheres, que fica na rua Valparaíso, 189, próximo à avenida Higienópolis, Parque Guanabara. Centrada no apoio ao empreendedorismo feminino, baseado na área alimentícia, a atividade é aberta a mulheres acima de 18 anos e as inscrições podem ser feitas diretamente junto ao COM, pelo telefone (43) 99945-0056. A realização é em parceria com o Instituto Consultomaq.

Também iniciando no dia 7, a Oficina de Cumbucas de Papel Machê – parceria entre SMPM e Sesc Londrina – vai até o dia 28 de março com atividades no Sesc – unidade Fernando de Noronha, na região central. As aulas serão às 14h e as inscrições estão abertas pelo (43) 99945-0056.

Foto: Emerson Dias / NCom

Na quarta-feira (8), às 14h, haverá o evento “Mulher: autoestima, saúde e autonomia”, com programação que inclui o Workshop Colorimetria e Imagem Pessoal, e mais três oficinas: Maquiagem; Depilação e Cuidados com a pele; Gastronomia: bolo de pote. A parceria para essa iniciativa é com o Senac Norte, que receberá as alunas em sua unidade localizada na rua Cegonha, 100, Conjunto Violim. As interessadas devem verificar a disponibilidade de vagas, entrando em contato pelo (43) 99945-0056.

Ainda no dia 8, a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) oferta uma aula de defesa pessoal para mulheres, a partir das 19h, no Centro Esportivo Maria Cecília. As interessadas em participar também devem entrar em contato com o COM.

Um dos destaques, mais para o final do mês, será a Semana do Empreendedorismo Feminino, que reunirá cinco atividades de oficinas e consultorias individualizadas para mulheres empreendedoras. Será na sede do COM, em parceria com o Sebrae, e abordará os temas Marketing e Vendas, Noções Básicas de Gestão e Empreendedorismo, Formalização do MEI, Vendas nas Redes Sociais, e Controles Financeiros para Iniciantes.

Foto: Emerson Dias / NCom

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, frisou que a qualificação profissional é fundamental para que as mulheres conquistem seu espaço no mercado de trabalho. “A autonomia financeira é muito importante para as mulheres e, sem capacitações, fica muito mais difícil essa inserção e busca por evolução. Da mesma forma, para atuar com o empreendedorismo também é necessária alguma formação que vise sanar dúvidas e evitar prejuízos a elas por ausência de conhecimento ou planejamento em finanças e marketing, por exemplo. Com este programa remodelado e impulsionado por novas parcerias, nosso objetivo é realmente aprimorar as condições de preparo e qualificar a mulher londrinense”, enfatizou.

Para Fernandes, o novo formato de programas traz mais visibilidade a parcerias e atividades. “Nesse sentido, resolvemos agrupar as ações em eixos de capacitação. Há oportunidades para a construção civil, mercados, mecânica automotiva, tecnologia e muitas outras. Esse conjunto torna a comunicação mais assertiva com as usuárias dos serviços que saberão, exatamente, quais cursos serão destinados àquele setor de atuação. Toda a programação foi elaborada em uma grande parceria com o Sistema S e a sociedade civil organizada. Foram demonstradas as áreas em que a Secretaria da Mulher percebeu maior interesse das mulheres e, como retorno, tivemos os cursos disponibilizados por nossos parceiros”, destacou ela.

Ainda segundo a titular da SMPM, a aproximação do setor público com o setor privado fortalece a construção de uma sociedade cada vez melhor e mais igualitária para as mulheres.

Foto: Emerson Dias / NCom

Segundo a psicóloga e Diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Aparecida Rampazzo, as áreas de capacitações escolhidas para este primeiro semestre de 2023 estão alinhadas com as solicitações do público e demandas mais mencionadas. “Tendo em vista que Londrina é uma cidade de prestação de serviços, temos uma parte relevante das ações voltadas a este segmento. Na construção civil e mecânica, por exemplo, o intuito é poder oportunizar para as mulheres a entrada em áreas que são predominantemente masculinas. Notamos que essas áreas específicas podiam ser melhor trabalhadas e divulgadas, por isso fechamos essas parcerias para ofertar tudo de maneira gratuita. A ideia do programa é sempre ter continuidade, e quanto mais parceiros e eixos tivermos, mais vamos poder fortalecê-lo”, disse.

Foto: divulgação

Ana Fernanda de Paula, de 34 anos, atualmente tem seu próprio estúdio de design de cílios, sobrancelhas e unhas, que leva o seu nome e fica no Camelódromo da Zona Sul (box 158/159). Ela aproveitou os cursos realizados e divulgados pela SMPM, e isso a ajudou a entrar na área de trabalho que desejava, redirecionando sua atuação. Em 2021, chegou a cursar um ano da faculdade de Estética e Cosmética, mas precisou interromper a graduação, pois teve que optar entre trabalhar ou estudar, enfrentou dificuldades familiares e abriu uma loja de roupas íntimas.

No mesmo ano, participou da capacitação de design de cílios pela SMPM, e, após isso, decidiu que teria seu espaço para trabalhar essa prática, tendo aberto a loja ainda no final de 2021. Depois, em 2022, continuou estudando e se preparando, fez o curso de sobrancelha, também pela SMPM, aprimorou sua técnica e focou de vez na área de beleza e estética. Ainda fez um curso de manicure e pedicure, ofertado pelo Senac e divulgado pela SMPM.

Com seu espaço renovado, exibindo os certificados dos cursos completados junto à decoração na parede, a empreendedora avalia as capacitações da SMPM com nota dez e salienta que estes momentos foram muito importantes para que pudessem fazer dela uma profissional mais preparada e confiante. “Eu já tinha alguns conhecimentos e práticas, mas precisava aprender e melhorar muitos aspectos e busquei isso. Hoje, tenho mais firmeza no que faço e, após todas as mudanças na minha loja, eu amo meu espaço e minhas clientes se sentem muito bem acomodadas lá. E, claro, com o certificado na parede todos olham, né?”, comentou.

Reprodução
Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos