Cidadão

Tiro de Guerra de Londrina realiza formatura de matrícula de atiradores no sábado (4)

Em 2023, 200 jovens farão o serviço militar em Londrina; atividades de instrução tiveram início em 27 de fevereiro e vão até 30 de novembro

Neste sábado (4), a partir das 8h, o Tiro de Guerra de Londrina (Avenida Salgado Filho, 1334, Jardim Califórnia) realiza a formatura de matrícula dos 200 atiradores que farão o serviço militar na unidade em 2023. Aberta a toda a população, a solenidade contará com a presença do comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), sediado em Apucarana, tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo, e do presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, entre outras autoridades.

No início da cerimônia, os atiradores entrarão na sede do Tiro de Guerra trajados com roupas civis e, após um breve intervalo em que vestirão a farda, retornarão à área em frente da unidade, onde estarão o público e os dignitários. Lá, os jovens receberão as insígnias do Exército – que são colocadas na gola da farda – e a bandeira do Brasil, que fica na manga esquerda da vestimenta, simbolizando sua entrada nas fileiras do Exército. Durante a solenidade, também será executado o Hino Nacional e feita a leitura da ordem do dia, que terá como tema a incorporação ao Exército.

As atividades de instrução dos atiradores tiveram início na segunda-feira (27) e vão até 30 de novembro, sendo realizadas de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h. Entre outras práticas, os jovens aprendem a marchar e atirar, e participam de acampamentos, atividades físicas e ações sociais.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati – que também exerce a função de presidente da Junta de Serviço Militar (JSM) da cidade –, salientou a importância desse aprendizado para os jovens que servem ao Exército. “É um período em que eles aprendem valores como a cidadania, o respeito e a disciplina, que são fundamentais para o aperfeiçoamento de uma sociedade. Por isso, é uma honra para nós podermos apoiar essa iniciativa”, afirmou.

O chefe de instrução do Tiro de Guerra de Londrina, subtenente Leonardo Martins, destacou que a unidade é mantida através de um acordo de cooperação entre o Exército Brasileiro e a Prefeitura de Londrina. “Através da Secretaria Municipal de Defesa Social, a Prefeitura destina ao Tiro de Guerra materiais que são utilizados em nossas atividades, fornecendo um importante apoio logístico”, disse.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos