Ações da Prefeitura e Senac Norte comemoram o Dia Internacional das Mulheres
Na tarde de hoje (8), foram oferecidas às mulheres da região norte oficinas de colorimetria e gastronomia, assim como serviços gratuitos de saúde, beleza e atividades físicas
Nesta quarta-feira (8), data em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e o Senac Norte promoveram uma série de atividades gratuitas para as mulheres que moram nos bairros da região norte de Londrina. A iniciativa faz parte das ações do Mês da Mulher (clique aqui para conferir a agenda completa).
Realizada na unidade Norte do Senac (Rua Cegonha, 100, Conjunto Habitacional Violin), das 14h às 18h, a programação incluiu duas oficinas de capacitação, voltadas às áreas de colorimetria e gastronomia, ministradas por instrutores da instituição. Além disso, foram oferecidas atividades físicas de alongamento, serviços de saúde (aferição de pressão e teste de glicemia) e atendimentos de beleza (maquiagem, depilação e cuidados com a pele) para as mulheres que passaram pelo local durante o evento.
Durante a abertura das atividades, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, destacou a força das mulheres e sua importância para a sociedade. Marcelo salientou, também, que o Município tem investido em ações e políticas voltadas a melhorar a vida das mulheres londrinenses. “Recentemente, contratamos clínicas para fazer os exames preventivos como a mamografia, agilizando esses procedimentos. Agora, os médicos e equipes de enfermagem dos postos de saúde podem encaminhar os pedidos diretamente, sem que essas solicitações tenham que passar pelo ginecologista, e os exames estão saindo no mesmo dia. Também realizamos um mutirão de cirurgias ginecológicas para retirar o útero das mulheres que sofrem com miomas, e fizemos milhares de operações. Isso sem falar na reforma da Maternidade Municipal e nas ações da Secretaria da Mulher, que incluem uma vasta quantidade de cursos e qualificações para as mulheres londrinenses”, frisou.
O prefeito citou, ainda, que 5 mil mulheres londrinenses estão sob medida protetiva e que, por isso, uma das prioridades da administração é o enfrentamento à violência contra a mulher. “Reformamos e ampliamos a Casa Abrigo Canto de Dália, que atende as mulheres vítimas de violência, e vamos ampliar as políticas de enfrentamento à violência, inclusive com a construção da Casa da Mulher Londrinense, ainda nessa gestão”, afirmou.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, disse que as mulheres devem comemorar cada conquista obtida por elas na sociedade, no ambiente doméstico e em todos os lugares onde elas queiram estar. “Nossa secretaria trabalha com dois eixos, sendo que um deles abrange o bem-estar, saúde e aprimoramento pessoal, e o outro é voltado ao enfrentamento à violência contra a mulher, principalmente a violência doméstica. Temos muita satisfação por fazer parte de uma gestão diferenciada, que vem atuando com muita sensibilidade na área de políticas para as mulheres. Isso é essencial para que possamos construir uma sociedade cada vez melhor para as mulheres, com igualdade e autonomia para elas”, pontuou.
Para a vereadora Professora Flávia Cabral, é muito importante celebrar o Dia Internacional das Mulheres, sem esquecer que há mulheres que ainda não se beneficiam dos avanços conquistados pela sociedade ao longo dos anos. “É muito positivo que tenhamos o Sistema S, formado por instituições como o Senac e o Sesc, ajudando a Secretaria de Políticas para Mulheres a desenvolver essas políticas públicas. Através dessas ações, que contribuem para melhorar desde a autoestima até a profissionalização de mulheres, estamos dando mais oportunidades e mais equidade. Dessa forma, as mulheres se veem representadas de maneira integral, e não só no discurso”, afirmou.
O vereador Eduardo Tominaga, que é o líder do Executivo na Câmara Municipal, parabenizou a Secretaria de Políticas para as Mulheres pelas ações desenvolvidas em Londrina, e frisou que o Legislativo londrinense conta com sete vereadoras. “A atuação delas traz diversidade aos trabalhos do Legislativo e enriquece as nossas discussões. Destaco, também, os benefícios da parceria da Câmara e da Prefeitura de Londrina com o Sistema S, que tem ajudado muito a cidade”, disse.
Também participou da solenidade de abertura o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça.
Atividades – Cerca de 80 mulheres se inscreveram para participar das oficinas que foram realizadas à tarde, e as vagas foram completamente esgotadas.
Ministrado por Luciana Konrado, instrutora na área da beleza, o curso “Colorimetria e Imagem Pessoal” abordou a coloração pessoal. Essa técnica consiste em um teste feito a partir de vários tecidos em que se avalia a saturação da pele, descobrindo a temperatura (frio, quente ou neutro) e a cartela de cores ideal para o tom de pele de cada pessoa. Dessa forma, as mulheres ganham mais autoconfiança e transmitem mais segurança, o que traz benefícios tanto para a área pessoal quanto a profissional, e contribui para o bem-estar e a qualidade de vida.
Já a oficina de gastronomia “Preparo de bolo no pote”, conduzida pelo instrutor Tadeu Aquino, teve o objetivo de possibilitar que as participantes desenvolvam novas habilidades voltadas à comercialização de alimentos e geração de renda.
A gerente executiva do Senac Norte, Juliana Suavi, se disse muito feliz com o andamento das atividades. “Essa é uma tarde especial, de comemoração, e estamos muito satisfeitos porque as vagas disponíveis para os cursos foram totalmente preenchidas. Isso é consequência da nossa parceria com a Prefeitura, que tem trazido resultados muito significativos”, salientou.
A auxiliar de escritório Vanda Abreu, que mora no Jardim Tókio, participou da oficina de gastronomia realizada como parte da programação. “Esse curso é uma grande oportunidade para quem gosta dessa área, então resolvi vir. Estou pensando em começar a comercializar alimentos, para ter uma fonte de renda extra, e também porque adoro doces”, disse.
Abreu contou que ficou sabendo do curso através do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), que enviou as informações para ela. “Fiz acompanhamento no CAM, e elas mandam para mim todas as oportunidades de trabalho e de cursos gratuitos que tem em Londrina. Tenho muito que agradecer às servidoras da Secretaria da Mulher, pois o incentivo delas tem me permitido fazer muitas coisas”, concluiu.