Destaques

Secretaria de Saúde libera vacina bivalente contra Covid-19 para maiores de 65 anos

Em Londrina há cerca de 16 mil idosos entre 65 e 69 anos que a partir de agora podem agendar a vacinação; neste sábado (11), Prefeitura faz mutirão de vacinação em cinco UBSs

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), liberou ontem (9) a vacina bivalente contra Covid-19 para idosos com 65 anos ou mais. De acordo com a SMS, há cerca de 16 mil idosos entre 65 e 69 anos que a partir de agora podem agendar a vacinação. O agendamento deve ser feito no Portal da Prefeitura, aqui.

Após realizar o agendamento da aplicação no portal da Prefeitura, é necessário imprimir o comprovante com o QR Code para apresentar no dia e local selecionado, junto com a carteira de vacinação Covid-19 e um documento de identificação com foto. Para aqueles que agendaram a vacinação, mas porventura não puderem comparecer, há um botão de cancelamento que pode ser acessado na mesma página do agendamento.

Foto: Vivian Honorato

“Fazemos um apelo para que a população se atente a essa novidade e realize o seu agendamento no site da Prefeitura, para tomar a dose neste sábado (11), no mutirão de vacinação, ou durante a semana”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

O mutirão de vacinação deste sábado (11) acontecerá em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 18h. São elas: Ouro Branco (sul), Armindo Guazzi (leste), Alvorada (oeste), Parigot (norte), e Guanabara (centro). Ao todo, a Prefeitura ofertou 3.800 vagas, das quais ainda restam cerca de 1.600 vagas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 de 2023 iniciou no dia 27 de fevereiro com a vacina bivalente da Pfizer. A campanha começou com pessoas nos grupos de risco, que têm maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença. Fazem parte deste grupo os idosos acima de 70 anos; pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs); pessoas institucionalizadas, maiores de 12 anos, bem como os profissionais que trabalham nestas instituições; pessoas imunossuprimidas maiores de 12 anos; e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas (a partir de 12 anos de idade).

Foto: Vivian Honorato

As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original e as novas cepas, incluindo a Ômicron e suas subvariantes, que são as que mais têm infectado a população ultimamente. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que toda a população maior de 12 anos vai receber a vacina bivalente, entretanto, o início da vacinação começou de forma escalonada.

Somente pode receber esta dose a pessoa que tenha concluído o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes. Caso contrário, é necessário atualizar o seu esquema vacinal antes de se imunizar com a nova vacina. Além disso, é necessário respeitar o intervalo de, pelo menos, quatro meses, da última dose de reforço ou da última dose do esquema primário (básico).

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos