Conferência Municipal de Saúde terá 15ª edição nesta sexta (10) e sábado (11)
Encontro terá seleção de entidades para compor o próximo mandato do conselho municipal e, também, eleição de representantes para a etapa estadual

Londrina sedia, nesta sexta-feira (10) e sábado (11), a 15ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro popular é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e será realizado no auditório da Unicesumar Campus Londrina, que fica na Avenida Santa Mônica, 450. A abertura oficial será às 19h, porém o credenciamento de delegados e observadores inicia mais cedo, às 16h e 17h, respectivamente. Ao todo, são esperados 200 participantes.
Representantes da sociedade civil e do poder público vão se reunir para debater propostas e políticas públicas de saúde, com base no tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”. Devem participar os delegados e suplentes inscritos nas pré-conferências dos segmentos de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que é uma satisfação para a cidade contar com mais uma conferência municipal. “Londrina foi um dos berços do Sistema Único de Saúde, o SUS, em especial de sua descentralização. Fomos um dos primeiros municípios a assumir a gestão dos serviços de saúde, ter essa coragem e protagonismo, e isso muito vem das demandas de conferências”, disse.
Machado também ressaltou a importância da participação dos usuários e demais atores envolvidos para a construção de um serviço de saúde comprometido com a qualidade e o bom funcionamento. “Desde a primeira edição, Londrina mostra que é a troca de experiências, o interesse pelo debate e o envolvimento de todos que faz com que os serviços de saúde evoluam da melhor forma, pensando em propostas que convergem em um sistema igualitário, equitativo, de amplo e fácil acesso a toda população. Por estes motivos, ao longo destes dois dias, esperamos trocar experiências com todos, usuários, prestadores, gestores e trabalhadores para que, juntos, possamos traçar novos planos e metas para os próximos anos da saúde em Londrina. É com este espírito que vamos para a conferência”, frisou.
A vice-presidente do CMS e coordenadora da 15ª Conferência Municipal de Saúde, Vaine Pizolotto Marques, destacou que a expectativa para o encontro é de que seja um momento de muito aprendizado e debate entre os participantes. “O tema central vem sendo debatido desde as pré-conferências de cada segmento. Foram elaboradas e enviadas as propostas de cada segmento sobre os eixos da conferência, dentro do tema estabelecido pelo Conselho Nacional de Saúde. E o tema também será abordado hoje, na palestra de abertura. Então serão dois dias de aprendizado, muita discussão e debate, tudo em prol da saúde pública”, finalizou.
A programação da 15ª Conferência Municipal de Saúde deste primeiro dia inclui palestra magna com o médico e professor Gilberto Martin. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), ele irá palestrar sobre o tema “O SUS e a saúde do povo – A Refundação do SUS – Saúde é democracia”. Antes, haverá a leitura do regimento, e a expectativa é que o evento encerre às 21h.
No sábado (11), os trabalhos iniciam às 8h, com divisão dos participantes em oito grupos para discussão das propostas elencadas nas pré-conferências. Cada grupo deverá selecionar até cinco propostas, dentre as aprovadas, para serem encaminhadas para a 13ª Conferência Estadual de Saúde, sendo no mínimo uma delas de âmbito nacional.
Para o final da manhã, haverá a eleição dos delegados do segmento de usuários que irão representar Londrina na 13ª Conferência Estadual de Saúde, prevista para maio. “Serão definidos os delegados desse segmento que participarão da Conferência Estadual de Saúde, que será realizada em Curitiba. O município possui 10 vagas e temos 14 entidades, por isso haverá uma eleição para escolher os representantes de Londrina”, explicou a vice-presidente do CMS.
Na sequência, começa a seleção das entidades, órgãos e instituições que irão compor o mandato 2023-2027 do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Segundo Marques, terão direito a voto os delegados que participaram e foram inscritos durante as pré-conferencias, realizadas em janeiro e fevereiro.
E, após o intervalo de almoço, a Conferência retorna para a plenária final e homologação das duas eleições. O encerramento está programado para às 17h de sábado (11).
O regimento e o regulamento da 15ª Conferência Municipal de Saúde estão disponíveis no Portal da Prefeitura, na página do Conselho Municipal de Saúde.