Destaques

Mês da Mulher realiza ação voltada a síndicos e administradoras de condomínios

Roda de conversa promovida no Secovi abordará lei municipal 13.439/2022, que determina que condomínios comuniquem incidentes de violência doméstica e familiar ocorridos em seu interior

Nesta quarta-feira (15), a partir das 19h, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), em parceria com o Sindicato da Habitação e Condomínios de Londrina (Secovi PR), promove a roda de conversa “Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher nos Condomínios”. Voltado aos síndicos e administradoras de condomínios, o debate integra a programação do Mês da Mulher.

Realizada no auditório do Secovi (Rua Rolândia, 295), a ação terá como tema a lei municipal 13.439/2022. A medida obriga os condomínios residenciais e comerciais de Londrina a comunicar aos órgãos de segurança pública quando houver, em seu interior, a ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos.

A atividade terá a participação da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, da juíza titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Londrina, Cláudia Bertolla Alves, e da advogada e assessora jurídica do Secovi, Camila Bassos.

De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres, essa ação dá continuidade a uma série de atividades que a pasta vem realizando desde a publicação da lei estadual no 20.145/2020, que já tratava da questão da violência doméstica e familiar em condomínios. “Em 2021, por exemplo, promovemos um debate durante a 2ª Expocond – Feira de Negócios para Condomínios de Londrina e Região e, também, uma roda de conversa sobre este tema, ambas na programação da campanha ‘21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’”, destacou Fernandes.

Divulgação

Distribuição de materiais de conscientização – Também como forma de enfrentar a violência doméstica e familiar, a administradora de condomínios CMPremium desenvolveu materiais informativos com informações sobre a lei municipal no 13.439/2022 e os telefones de contato da Patrulha Maria da Penha (153) e da Polícia Militar (190).

O material, que foi elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, será distribuído com o objetivo de que seja colocado nas áreas comuns de condomínios residenciais e comerciais. De acordo com a CMPremium, a ação é baseada em uma iniciativa realizada pela companhia em Curitiba, onde mais de 200 placas de conscientização referentes a essa questão já foram entregues a condomínios. Agora, a ideia é expandir a distribuição para diversos outros municípios paranaenses.

Ação em prol da Casa Abrigo Canto de Dália – No sábado (18), a partir das 8h30, a Unimed Londrina realiza o 1º Torneio de Beach Tennis das Mulheres, que será na Capri Beach Sports (Rodovia Mábio Gonçalves Palhano, 500). A atividade integra a programação do Mês da Mulher e conta com apoio da SMPM.

Para participar, as interessadas devem se inscrever por meio do formulário on-line (clique aqui), e cada inscrita ganhará um kit que inclui camiseta, squeeze e medalha. O valor da taxa de inscrição, que é de R$ 30, será integralmente destinado à compra de itens de higiene para a Casa Abrigo Canto de Dália, que atende mulheres e crianças vítimas de violência doméstica.

As inscrições são individuais e limitadas, e as duplas serão sorteadas na hora. Haverá três categorias: iniciantes, intermediária e avançada, e cada dupla irá participar de pelo menos três jogos. A recepção no local inclui frutas, fotógrafo e sorteio de brindes. O espaço é pet friendly, conta com playground para as crianças e tem estacionamento próprio.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos