Fórum Desenvolve Londrina apresenta novo caderno de estudos e indicadores da cidade
Em sua 16ª edição, o caderno aborda as perspectivas de trabalho e renda para pessoas que vivem em territórios vulneráveis
O Fórum Desenvolve Londrina entregou, na manhã desta quinta-feira (16), o resultado dos trabalhos realizados em 2022, em evento realizado no auditório da Unimed Londrina. Na ocasião, foram apresentados dados do Manual de Indicadores de Desenvolvimento de Londrina, com a XI Pesquisa de Percepção da População sobre a cidade e também do Caderno de Estudos de 2022, 16º estudo da entidade, que traz o tema “Londrina de Todos – Perspectivas de trabalho e renda para londrinenses em situação de vulnerabilidade”.
O encontro contou com a participação de secretários municipais da Prefeitura de Londrina e de entidades da sociedade civil organizada. A íntegra do estudo está disponível no site www.forumdesenvolvelondrina.org.br.
Entre os dados apresentados, estão os índices de criminalidade e segurança em Londrina; percepção do londrinense sobre a situação de vulnerabilidade de pessoas vivendo em algumas regiões do município; transformações com base em educação, trabalho e renda; e o conceito de “cidades invisíveis”.
O presidente do Fórum Desenvolve Londrina, professor Leandro Henrique Magalhães, contou que o papel do Fórum é agregar entidades para discutir a cidade de Londrina. “Nós temos uma visão de futuro, pensando em 2034, por isso entregamos alguns estudos, como o caderno de indicadores, no qual são resgatados dados sobre a cidade. Fazemos uma pesquisa de percepção com a comunidade, para entender como o cidadão compreende o município de Londrina, e a partir destes dados, escolhemos um tema para o estudo. Com isso, durante um ano ficamos estudando um tema, em reuniões semanais com cerca de 50 integrantes do Fórum. Nestas reuniões, buscamos entender quais são os problemas que envolvem este tema e as possíveis soluções. Hoje estamos entregando o 16º caderno de estudos, com tema relacionado à geração de emprego e renda para pessoas que vivem em territórios vulneráveis”, relatou.
O municipal secretário de Governo e procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, esteve presente no evento representando o prefeito Marcelo Belinati. Ele destacou que o estudo do Fórum Desenvolve Londrina é muito importante, porque identifica alguns gargalos em Londrina, principalmente na área social. “O Fórum faz um trabalho não só voltado ao desenvolvimento econômico de Londrina, como também relacionado à questão social. Isso é muito importante, por isso parabenizo o Fórum que tem sido parceiro da Prefeitura de Londrina”, apontou.
O fundador do Fórum Desenvolve Londrina e presidente da Londrina Iluminação, Cláudio Tedeschi, contou que a entidade surgiu com o propósito de unir diversas lideranças da cidade para contribuir com na solução dos temas que permeiam a comunidade, como educação, saúde, segurança, entre outros. “A cada ano o Fórum faz um estudo com um tema específico e oferece o resultado gratuitamente à comunidade”, disse.
Para 2023, o Fórum já iniciou as discussões sobre o tema do estudo do ano, com base em indicadores da cidade, que será relativo ao crescimento das atividades empresariais no município de Londrina.
Também compareceram no evento o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, e vereadores de Londrina.
Sobre o Fórum – A entidade não governamental é formada por 38 instituições representativas do município, com o objetivo conjunto de examinar soluções comunitárias em prol do desenvolvimento sustentável. Dentre seus integrantes, está a Prefeitura de Londrina, representada pela Codel.
Criado em 2005 como Fórum Permanente de Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável de Londrina, a iniciativa completará 18 anos no final deste ano. O Fórum trabalha com mais de 60 indicadores (primários e secundários), já editou 17 manuais de Indicadores, 16 estudos sobre o município de Londrina e 11 pesquisas de percepção do londrinense sobre a cidade.