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Governador Ratinho Júnior anuncia início das obras do viaduto da PUC

Investimentos de R$ 28 milhões fará a transposição do trânsito na BR-369 por meio de uma trincheira e duas pistas superiores

Na manhã desta sexta-feira (24), o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr., e o prefeito de Londrina estiveram na BR-369, nas proximidades das avenidas Jockey Clube, Cruzeiro do Sul e Tiradentes, para anunciar o início da construção do viaduto do campus da PUC Londrina (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Foto: Vivian Honorato

O governador do Paraná explicou que a contratação para as obras foi feita por meio da nova lei de licitação, que veio modernizar a maneira de se fazer contratação no Brasil. Através do chamado Regime Diferenciado de Contratações Integrada (RDCI), o ente federativo contrata a empresa para elaborar os projetos a partir dos anteprojetos fornecidos pelo poder público e para executar as obras. No caso do viaduto da PUC, o anteprojeto foi pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), sendo que os acertos geométricos e outros detalhes de engenharia que foram necessários eram de responsabilidade do Governo do Estado do Paraná.

“Isso ajuda a dar mais velocidade em todo o processo de licitação. Com ele, nós fizemos o Bratislava, a segunda ponte Brasil-Paraguai e, hoje, o Viaduto da PUC. Este era um desejo de muitos anos da cidade de Londrina, para melhorar o trânsito e a chegada aqui em Londrina, na integração com a cidade de Cambé e diminuir o número de acidentes, porque ali é um cruzamento que semanalmente temos problemas. Além disso, era um desejo de planejamento da Acil”, explicou Ratinho Junior.

Foto: Vivian Honorato

O prefeito Marcelo Belinati agradeceu ao governador pelos esforços em realizar essa grande obra em Londrina, que, segundo ele, desde 2002, quando foi inaugurada a sede da PUC em Londrina surgiu a demanda. “Aí se vão 20 anos e, agora, ela está saindo do papel para se transformar em uma realidade graças ao nosso governador Ratinho Junior. Deixo aqui minha gratidão ao governador e a todos aqueles que contribuíram para essas três grandes obras: a maior sede do Samu do Paraná e uma das mais modernas do Brasil, depois a entrega das 240 moradias com uma prestação de R$ 300 a R$ 600, e, por fim, agora, o lançamento de uma das obras mais esperadas da cidade, que é o viaduto da PUC, bem na entrada da cidade, na divisa com Cambé. É uma obra estruturante que vai dar mais qualidade de vida para as pessoas, vai gerar desenvolvimento e vai ser muito bom para cidade. Quando o governo e prefeitura trabalham juntos, quem ganha é o povo”, afirmou Marcelo Belinati.

A vencedora da licitação foi a Gaissler Moreira Engenharia Civil Eirelli (pavimentação), em consórcio com as empresas Legnet Engenharia Ltda (especializada em obras especiais) e a projetista Vitis Engenharia Ltda. Juntas, elas elaboraram os projetos básico e executivo, e devem executar a obra, que está orçada em R$ 28 milhões.

Foto: Reprodução do projeto

Como será o novo viaduto – O complexo viário fará a interseção da Avenida Jockey Clube com a BR-369. O viaduto fará a transposição do trânsito na BR-369 por meio de uma passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias. Elas permitirão a entrada e saída na rodovia, e a ligação entre as vias municipais de acesso, ou seja, vão separar o trânsito local do tráfego de longa distância. É uma transposição que pode possibilitar acesso aos dois lados da BR-369, que corta a cidade de Londrina ao meio. Hoje, quem deseja ir de um lado para o outro tem dificuldade nos retornos e nas poucas transposições existentes. Por isso, é necessária a transposição para a Rodovia Federal BR-369, que secciona a cidade ao meio. São dois viadutos com uma trincheira em baixo.

Foto: Vivian Honorato

“A obra se constituirá na construção de dois viadutos sobre a BR-369 e para isso a pista da rodovia será elevada por contensões em concreto. Nós teremos uma grande remoção de interferências, que serão substituição e a remoção das linhas de energia com a Copel e depois o acesso à PUC e ao Pool de combustíveis será feito mais ou menos dentro do nível da atual Avenida Jockey Clube. A obra está com os projetos concluídos e estamos aguardando a licença ambiental para podermos dar início às atividades. Essa licença ambiental já está providenciada e, em breve, poderemos desenvolver os trabalhos e entregar a população uma via segura e eficaz do ponto de vista da utilização dos usuários da BR-369”, elucidou o engenheiro proprietário da Legnet Engenharia Ltda e representante do Consórcio vencedor da licitação, Gilberto Piva.

As novas pistas terão duas faixas de rolamento contendo de 3,5 metros cada. Haverá acostamentos externos de 2,5 metros e faixa de segurança interna de 60 centímetros para cada lado, separadas por barreiras de concreto. As alças medirão 6,5 metros de largura, sendo 5,6 metros de faixa de rolamento e 45 centímetros de faixa segurança de cada lado. Também serão executadas novas calçadas em concreto. Para tanto, na região, o município de Londrina já fez várias desapropriações de terra, que permitirão a realização das obras de melhoria do fluxo de veículos entre Cambé e Londrina, que são cidades conturbadas.

Foto: Vivian Honorato

Segundo o deputado federal e futuro secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, “Nós fizemos um modelo novo, que não era feito no Paraná, onde se faz o projeto e a obra. Demorou um pouco mais, mas tem uma vantagem: vai ser feito com rapidez e sem aditivo, porque o projeto foi bem elaborado. Nós entregamos o Bratislava em tempo recorde e queremos entregar o viaduto da PUC também com o menor prazo possível. Nós estamos cumprindo o compromisso que assumimos na ExpoLondrina”, disse Alex.

O prazo para a execução da obra é 15 meses, a contar da assinatura da ordem de serviço.  Atualmente, a Avenida Jockey Clube é a principal via de acesso ao campus da PUC Londrina. As demais ruas são utilizadas por caminhões e veículos de passeio que vão às indústrias e empresas daquela região. Hoje, o cruzamento é operado por semáforos, o que gera engarrafamentos em horários de pico. A autorização para a abertura do processo licitatório, visando à construção do viaduto da PUC, foi dada em 4 de fevereiro de 2022, durante um evento no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), antigo IAPAR, com a presença do prefeito Marcelo Belinati e do governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (leia mais aqui).

Estiveram presentes os deputados federais Beto Preto, Diego Garcia, Alex Canziani e Ricardo Barros; os deputados estaduais Cloara Pinheiro, Tercílio Turini, Thiago Amaral e Cobra Repórter; chefe-regional da Casa Civil do Estado do Paraná em Londrina, Sandra Moya Morais de Lacerda; a reitora da PUC Londrina, Nádina Aparecida Moreno; os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; de Saúde, Felippe Machado, de Governo, João Luiz Martins Esteves; o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, entre outras autoridades.

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Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

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