Oficina do Festival Literário ensina professores a fazerem um “Sentimentário”
Atividade será ministrada pela escritora Marina Miyazaki nesta sexta-feira (31), e as inscrições devem ser feitas com antecedência pelo e-mail do Londrix
A escritora Marina Miyazaki irá ministrar, nesta sexta-feira (31), a oficina “Sentimentário”. Gratuita e aberta a professores de Ensino Fundamental, a atividade faz parte da programação do Festival Literário de Londrina (Londrix). A oficina será realizada das 9h às 12h, no Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52), e tem duração prevista de três horas. Como as vagas são limitadas, as inscrições devem ser feitas com antecedência, pelo e-mail londrixfestivalliterario@gmail.com.
Trata-se uma ação em que os participantes, através de exercícios e vivências, irão apreender como as palavras podem ser explicadas além do significado formal. A oficina possibilita uma ressignificação de palavras que fazem parte do repertório de cada um.
Ou seja, o significado das palavras escolhidas vai além da definição convencional. O “conceito” das palavras selecionadas provem da memória afetiva. “A palavra ‘mãe’, por exemplo, carrega muito mais significado individual do que aquele contido nos dicionários. Num Sentimentário, a ideia de mãe pode conter imagens, lembranças, cheiro e música”, explicou a escritora Marina Miyazaki.
A partir da leitura do pequeno texto “Palavras, Perfumes e Sentimentos” de autoria da escritora, os participantes assistirão ao curta-metragem “Sentimentário”. Com duração de cinco minutos, a animação foi baseada no texto de Marina Miyazaki e tem direção de Carolina Gaessler e Caio Mazzilli (2010).
Na sequência, cada participante dará início à produção do próprio “Sentimentário”, ficando aberto para dar continuidade em casa. E, claro, a ação deverá ser levada às salas de aula. “A proposta da oficina possibilita ser uma atividade paradidática ou pessoal”, frisou Miyazaki.
O Festival Literário de Londrina tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). A realização é da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), e direção de Chris Vianna. O Londrix conta com parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Museu Histórico de Londrina e Atrito Arte Editora; e apoio cultural da Cultura Inglesa de Londrina.
Biografia – Marina Miyazaki é autora de livros infantis, com publicações pela Editora Scipione e Pólen. Seus textos já foram adaptados para curtas-metragens de animação, utilizados em oficinas literárias, artigos acadêmicos, publicados na Apostila Anglo de Ensino Fundamental e tema do Caderno de Atividades do Ensino Fundamental pela PUC-Campinas.
Também teve obras contempladas em editais para escola de EF e pelo Ministério da Justiça/Programa de remição de pena por meio da leitura. Participou do Festival Internacional FLIP/Flipinha e Festival Literário Internacional Flipoços, no qual, seu livro “O Medo de Rabo Preso” (Editora Scipione), foi finalista na categoria infantil. A autora é neurodivergente com características de dislexia.
Texto: Assessoria de Imprensa do Londrix – Antônio Mariano Júnior