Secretaria de Assistência faz capacitação sobre proteção social
Encontro irá debater “O aspecto preventivo, protetivo e proativo na Proteção Social Básica: a busca da identidade dos serviços”
Está sendo realizado no dia de hoje (18), um encontro na Paróquia São Vicente de Paulo, localizada na Avenida Madre Leônia Milito, 545, das 8h30 às 17h30. O objetivo do evento é capacitar trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) sobre a proteção social básica. A ação está sendo promovida em Londrina pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O tema principal do encontro é “O aspecto preventivo, protetivo e proativo na Proteção Social Básica: a busca da identidade dos serviços”.
A secretária Municipal de Assistência Social, Télcia Lamônica Oliveira, foi quem fez a abertura do evento. Ela afirmou estar com uma expectativa muito grande, porque através do encontro, e também das palestras que serão ministradas no evento, os servidores poderão identificar seu papel no ambiente da assistência social e consequentemente desenvolver um trabalho melhor, no que se refere ao atendimento das famílias que dependem das políticas de assistência social básica.
A assessora especial do MDS, Luciana Jaccoud, é uma das palestrantes. O tema desenvolvido por ela é “Direitos Sociais: a articulação com a Política de Assistência Social na operacionalização dos direitos socioassistenciais”. Ela destacou que ao promover esse evento, Londrina está contribuindo para a consolidação do Suas na cidade. “O ministério tem prazer em estar presente e poder apoiar o encontro. Nós sabemos que através de iniciativas como essa poderemos melhorar e expandir o atendimento a essas pessoas”, afirmou.
A segunda palestrante do dia será a diretora do Departamento de Proteção Social Básica do MDS, Léa Lucia Cecílio, que falará sobre a “Prevenção e Proteção no âmbito da Proteção Social Básica”. “Nós queremos mostrar que quando promovemos a profissionalização das pessoas que atuam diretamente com assistência social estamos contribuindo para uma melhor qualidade dos serviços. A proteção social básica é um desafio para todos nós, por isso debater sobre esse assunto é extremamente importante”, explicou.
Segundo a gerente de gestão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Ana Cristina Góis Fuentes, esse também será um momento de troca de experiências. “Nossa expectativa para as palestras é muito grande, porque através delas nós poderemos entender como é visto o serviço de proteção básica nacionalmente. É o momento de reformular e identificar o papel destes profissionais.”
Fotos: N.com