Atendimento à mulher vítima de violência é tema de encontro
Secretaria de Políticas para as Mulheres recebeu grupo de advogadas e psicólogas da UEL para debater atendimento às mulheres
A fim de debater os direitos das mulheres e apresentar o Núcleo Maria da Penha: resgate da dignidade da mulher na violência doméstica (Numape) para a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres realizou hoje (18), às 10h, uma reunião na Câmara de Vereadores de Londrina.
O Numape é um projeto da Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que conta com a parceria com o governo estadual, através da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo do grupo é garantir atendimento jurídico e psicológico gratuito às mulheres vítimas de violência doméstica. Através dele, as mulheres que vivem em situação de risco poderão ingressar judicialmente com ações cíveis, criminais e de família como, por exemplo, de separação de corpos e medidas protetivas.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, acredita que é importante apresentar as ações que vem sendo realizadas no combate à violência doméstica para que todos os envolvidos nos serviços prestados às vítimas possam trabalhar em conjunto.
“Acreditamos que é somente através das ações integradas e dos serviços em rede que poderemos resolver o problema da violência doméstica contra a mulher. Não trabalhamos de forma individualizada, mas sim integrada e transversal, pois a violência contra a mulher atinge todos os setores da sociedade. Por isso, é importante que tenhamos momentos de trocas de experiências como este”, explicou Sônia.
O encontrou reuniu representantes de diversas entidades como Prefeitura de Londrina, através de representantes das secretarias municipais, Universidade Estadual de Londrina, Comissão de Mulheres da Câmara, Associação de Mulheres: é Hora de Viver e Artelon Comércio de Materiais Artísticos.
Atualmente, as mulheres vítimas de violência doméstica contam em Londrina com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM), Delegacia da Mulher, Central de Atendimento à Mulher (180) e com a 6ª Vara Criminal – Vara Maria da Penha. O Numape fica na rua Brasil, 742, Centro da cidade. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h30.
Fotos: N.com