Dia D do trabalhador com deficiência reúne dezenas de pessoas
Evento de inclusão social e profissional da Prefeitura de Londrina contou com a participação do empresariado local, entidades e da comunidade PcD

Na última sexta-feira (31), o trabalhador considerado pessoa com deficiência (PcD), que passou pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), pôde vivenciar um momento diferente. Realizado pela Prefeitura de Londrina, o “Dia D da pessoa com deficiência” reuniu oportunidades de emprego, qualificação profissional, opções de esporte, lazer e serviços para mais de cem pessoas que passaram pelo evento.

No total, foram 113 encaminhamentos para cerca de 50 trabalhadores nas mais de 130 vagas de emprego ofertadas em 29 funções diferentes. Esses trabalhadores tiveram o primeiro contato com os setores de Recursos Humanos (RH) das empresas, sendo que o processo de seleção terá continuidade nas próximas semanas. Além disso, foram prestadas informações sobre diferentes serviços ao longo do evento.
O “Dia D” contou com 17 empresas de diferentes segmentos, formações profissionais gratuitas ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), orientações de profissionais do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e oportunidades de esporte, saúde e lazer com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda em exercício, Cristian Marcucci, comemorou o sucesso do evento. “Ficamos felizes em ver, que toda a dedicação da nossa equipe é premiada com a presença dos nossos trabalhadores. A função social do ‘Dia D’ é, essencialmente, promover esse encontro entre as oportunidades e as pessoas que buscam essa inclusão produtiva. Quando a comunidade PcD vem em peso e nos dá feedbacks positivos sobre o evento, é motivo de muito orgulho e a nos dá a sensação de dever cumprido”, pontuou.

Marcucci agradeceu aos parceiros e empresas participantes. “Todo o empenho da nossa equipe só tem sentido se as empresas da cidade topam nossa empreitada e participam conosco da ação. Somos gratos a todos os participantes, que mobilizam suas equipes de RH e fazem questão de estar no ‘Dia D’. Foram mais de 100 chances de emprego e que, com certeza, terão uma repercussão positiva para todos os envolvidos”, afirmou.
Para a presidente do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Ghislaine da Silveira, ações como essa promovem a autonomia e a inclusão da pessoa com deficiência. “Esse evento todo acontecendo em prol das pessoas PcD é uma grande conquista. Com o trabalho, a pessoa com deficiência garante a cidadania, cresce como cidadão e contribui como pessoa. Proporcionar que eles venham, conheçam as organizações e tenham acesso às vagas é muito importante. Parabéns pelo belo trabalho e por mostrar às empresas de Londrina a importância da diversidade”, finalizou a presidente.