Escolas e creches da rede particular de Londrina vão utilizar o botão do pânico
A pedido do Sinepe, Prefeitura vai estender medida de segurança que está sendo adotada na rede municipal; Assistência Social também vai aplicar medida nas unidades de convivência
As escolas e creches particulares de Londrina também vão utilizar o botão do pânico, ferramenta disponível no aplicativo 153 Cidadão da Guarda Municipal e que agiliza o atendimento caso haja necessidade. Desde quarta-feira (5), todas as unidades da rede municipal de ensino estão orientadas para utilizar o dispositivo.
A decisão foi acertada no início da tarde desta quinta (6), na sede da Secretaria Municipal de Educação, em reunião com os secretários de Defesa Social, Pedro Ramos e a de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes com a diretoria norte do Sindicato das Escolas Particulares (SINEPE).
Conforme Ramos, a decisão atendeu pedidos dos proprietários das escolas particulares e foi autorizada pelo prefeito Marcelo Belinati. Hoje, a Guarda Municipal de Londrina orientou os diretores das instituições de ensino, sobre o correto modo de utilizar o botão do pânico no aplicativo 153.
O vice-presidente do Sinepe, João Marcos Machuca de Lima, disse que as escolas particulares sentiram a necessidade de utilizar todos os recursos de segurança que estão sendo disponibilizados pela Prefeitura. “As escolas ficaram felizes e se sentiram acolhidas pelo Município por se preocupar com a segurança de todas as crianças de Londrina. Agora, estamos preparados para oferecer mais segurança nas escolas”, declarou Lima.
Logo após a reunião, o prefeito Marcelo Belinati publicou um comunicado oficial na rede social. “Informo que a Prefeitura vai fornecer o botão do pânico para todas as escolas e creches de Londrina: municipais, estaduais e particulares, visando garantir a vida e a segurança das nossas crianças, professores e funcionários”, afirmou.
“Este dispositivo tecnológico permite que as forças de segurança cheguem rapidamente no caso de qualquer suspeita”, complementou o prefeito.
Assistência Social também vai utilizar o botão do pânico
Para garantir a segurança nas unidades de convivência, que atualmente atendem quase 6 mil crianças e adolescentes de Londrina, a partir de segunda-feira (10), a Secretaria Municipal de Defesa Social irá iniciar a implantação do aplicativo do “botão do pânico” na rede socioassistencial, garantindo agilidade ao acionar a Guarda Municipal. A informação foi divulgada pela secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali.
De acordo com a secretária, outras medidas de segurança e definição de protocolos estão sendo analisados para implantação. “Este é um momento importante para tratarmos a questão dos nossos vínculos sociais e de pertencimento; fortalecer o cuidado uns com os outros; discutir a questão do nosso projeto de humanidade; partilhar do cuidado comunitário e prestar apoio e solidariedade a todos. Não estamos sós, somos um só povo, vivemos no mesmo planeta. Somos, enquanto sociedade o resultado do que fazermos uns pelos outros”, afirmou, em seu comunicado.