Educação realiza avaliação institucional de escolas, CMEIs e unidades filantrópicas
As famílias dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Londrina têm até a próxima segunda-feira (24) para responder ao questionário; material é enviado pela SME por meio de um link eletrônico

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), deu início a avaliação institucional de todas as escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e dos Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos. A comunidade tem até a próxima segunda-feira (24) para responder ao formulário.
O questionário começou a ser encaminhado à comunidade, na segunda-feira passada (10), por meio de um link eletrônico próprio, que cada unidade escolar recebeu da SME. Por isso, não é possível compartilhar o mesmo link para escolas, CMEIs e CEIs diferentes. Neste formulário, os pais dos alunos matriculados na rede municipal de educação poderão responder perguntas sobre sua participação nas atividades escolares das crianças, informar as características da família, quantos membros há no núcleo familiar, qual é o grau de escolaridade dos pais, qual o trabalho exercido pelos pais, a renda familiar aproximada, a religião, a rotina familiar, entre outras questões.
Cada formulário foi pensado de acordo com a etapa que as crianças estão matriculadas, indo desde a educação infantil até o ensino fundamental. Segundo a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Barbosa Perez, essa série de questionamentos visa ajudar o poder público a entender como estão estruturadas as famílias e, assim, desenvolver políticas públicas mais assertivas. “É uma avaliação com várias questões que vão dar subsídios para a Secretaria de Educação implementar ações e desenvolver políticas, porque por meio dela conseguimos entender como se dá a participação das famílias nas atividades da escola, vamos ter o perfil socioeconômico delas em cada unidade escolar. E também saberemos quais as dificuldades dessas famílias e quais canais de comunicação são mais acessíveis para elas. Enfim, é algo muito interessante e importante para entendermos como são essas famílias e o que elas sinalizam para a SME que precisa ser melhorado”, explicou.
A Secretaria Municipal de Educação vem realizando essa avaliação institucional desde 2019. “Ela tem nos ajudado muito, porque a partir dos resultados, traçamos as metas e as definições das ações que serão tomadas pela rede municipal de ensino”, considerou Perez.
A avaliação institucional faz parte do projeto político pedagógico das unidades escolares e está contida no Plano Nacional de Educação (PNE), Lei Federal nº 13.005/2014, artigo 11, inciso II. Este regimento norteia a relação estabelecida entre a gestão e a comunidade escolar, para refletir e propor as ações coletivas em prol do envolvimento e da participação dos diferentes segmentos da escola. Segundo a legislação, a avaliação precisa ser realizada anualmente.