Programa Economia Solidária completa oito anos
Economia Solidária é um programa municipal que apóia as iniciativas coletivas de geração de trabalho e renda
Será realizada amanhã (16), às 14h a oficina “Fuxico – Arte em Retalhos”. O encontro está sendo promovido pelo Programa Economia Solidário que completa oito anos no mês de agosto, por isso já foram oferecidas oficinas para a comunidade em geral sobre técnicas de artesanato, como forma de estimular as pessoas a participarem do programa. As atividades estão sendo realizadas no Centro Público de Economia Solidária, localizado na Avenida Rio de Janeiro, 1.278.
Segundo a gerente de Inclusão Produtiva do Programa de Economia Solidária em Londrina, Nelma Liberato, as oficinas têm sido produtivas para seus participantes. “É interessante que a comunidade participe e conheça nosso trabalho. A última oficina aberta à comunidade acontece amanhã, mas todos os que quiserem conhecer nosso trabalho podem vir até nossa sede”, disse.
A gerente contou ainda que serão realizadas outras oficinas para as pessoas que já fazem parte da Economia Solidária. Uma delas será a “Trocas Solidárias”, que acontece na próxima segunda-feira (19), às 14h. “Essa oficina tem como objetivo promover a troca de produtos entre nossos empreendedores. Por exemplo, existe uma pessoa que vende salgado, a outra vende guardanapos, a pessoa que vende salgado pode comprar o guardanapo do empreendimento que faz parte do programa”, explicou. Segundo Nelma Liberato será criada uma moeda social de acordo com os valores dos produtos.
A oficina “Consumo Consciente e Responsável” acontece na próxima quinta-feira (22), às 9h. O objetivo da palestra que será ministrada pela diretora de Proteção Social Básica, Sandra Regina Nishimura, será debater como o consumo consciente e responsável pode contribuir para o bom desempenho do negócio. De 26 a 30 de agosto acontece a capacitação em empreendedorismo.
Economia Solidária
Economia Solidária é um programa municipal que apóia as iniciativas coletivas de geração de trabalho e renda. Segundo a gerente, o programa tem, atualmente, 75 empreendimentos. “São 62 que já estão formados e comercializam seus produtos e 13 que ainda estão em processo de formalização”, contou.
Nelma Liberato contou que a Economia Solidária existe em Londrina desde 2005. E que os grupos que fazem parte do programa não estão apenas na cidade, mas em várias regiões de Londrina. “A Economia Solidária é extremamente importante na vida dessas pessoas. Estamos promovendo a inclusão desses novos empreendedores, o que traz uma melhora na sua qualidade de vida”, explicou.
Fotos: Luiz Jacobs