Cidade

Gestores debatem soluções para cemitérios

Encontro visa elaborar diretrizes para a administração de cemitérios e questões relacionadas aos serviços funerários

Encontro visa elaborar diretrizes para a administração de cemitérios e questões relacionadas aos serviços funerários

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) realizou na manhã de um hoje (16) o 1º Encontro sobre Gestão de Cemitérios Municipais da Região Metropolitana de Londrina e de Autarquias do Estado do Paraná. Os gestores de diversas cidades debateram ações e propostas de políticas públicas para sanar as demandas que envolvem a administração de cemitérios. O encontro foi no Hotel Sumatra, localizado na rua Souza Naves, 803.  

A superintendente da Acesf, Sonia Gimenez, explicou que os problemas enfrentados em Londrina são semelhantes aqueles encontrados em outros municípios paranaenses. “Os problemas são semelhantes nas diversas regiões metropolitanas, por isso é necessário nos reunirmos e debatermos as propostas para que seja possível darmos o encaminhamento correto para os órgãos governamentais estaduais e federais. Assim teremos diretrizes integradas, planejadas e que serão estruturantes para os municípios. Precisamos criar uma associação para o setor, padronização de ações de serviços funerários, um Plano de Gestão de Resíduos, bem como questões relacionadas à legislação.”, disse.O intuito das discussões foi buscar soluções para sanar as crescentes demandas relacionadas à construção de novos cemitérios, destinação dos resíduos de exumação, acessibilidade, ações contra a dengue ,vandalismo, entre outros. Isso tudo através do compartilhamento de informações e da apresentação de propostas já existentes e outras que poderão ser colocadas em prática.

A superintendente da Acesf, Sonia Gimenez, explicou que os problemas enfrentados em Londrina são semelhantes aqueles encontrados em outros municípios paranaenses. “Os problemas são semelhantes nas diversas regiões metropolitanas, por isso é necessário nos reunirmos e debatermos as propostas para que seja possível darmos o encaminhamento correto para os órgãos governamentais estaduais e federais. Assim teremos diretrizes integradas, planejadas e que serão estruturantes para os municípios. Precisamos criar uma associação para o setor, padronização de ações de serviços funerários, um Plano de Gestão de Resíduos, bem como questões relacionadas à legislação.”, disse.

Já o secretário estadual de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, lembrou que debater as questões legais sobre a administração de cemitérios é necessário, porque obriga os municípios a se adequarem seja em relação à quantidade de profissionais, de destinação de recursos financeiros, ou às questões ambientais.

“Temos que debater esse assunto que muitos empurram para debaixo do tapete, porque é necessário efetivarmos ações de cuidados ambientais em cemitérios, pois uma pessoa que pesa em média 50 quilos, quando enterrada elimina cerca de 30 litros de liquido do corpo, ou seja, esse líquido é absorvido pela terra, pode alcançar lençóis freáticos, raízes de plantas e pode contaminar o solo. Temos que pensar nas diversas questões que englobam os cemitérios. O Paraná foi o pioneiro em obrigar a apresentação de licenciamento ambiental e estudo de impacto ambiental para a liberação da construção de cemitérios, através da Resolução 2703 de 5 de agosto de 2003. Mas precisamos avançar e  propor novas ações”, disse Cheida.

A abertura foi realizada às 9h, seguida pela palestra do secretário de Estado do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida; do presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma), Gilmar Domingues Pereira, do secretário municipal do Ambiente, Cleuber Moraes Brito, da promotora do Ministério Público, Solange Moraes da Silva Vincentin e do geógrafo Eliton Bembem. No período da tarde foram formados grupos de trabalho de gestores de cemitérios municipais com o objetivo de elaborar um documento que aponte diretrizes para as políticas públicas do setor.

Fotos: Núcleo de Comunicação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos