CCI Norte realiza Tarde Festiva de Carnaval nesta sexta-feira (28)
A festa trará ritmos dançantes como marchinhas, forró e valsa a partir das 13h; atividade é gratuita

Com a folia do carnaval já batendo à porta, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região norte vai realizar uma Tarde Festiva de Carnaval nesta sexta-feira (28). A partir das 13h, na Rua Luís Brugin, 570, Conjunto Maria Cecília, pessoas de 60 anos ou mais poderão curtir música ao vivo e celebrar o feriado com a comunidade. A iniciativa conta com a parceria da Associação Corre Cultura.
A coordenadora do CCI Norte, Gleycielle Santos, explicou que o objetivo da atividade é estimular a socialização entre as pessoas idosas através da música e da dança. “Para isso, os participantes encontrarão um ambiente acolhedor que conta, além da música e dança, com até desfile de fantasias e premiação com faixa”, disse.

Santos frisou que o Estatuto da Pessoa Idosa prevê o direito ao acesso à cultura, juntamente com a educação, esporte e lazer. “Dessa forma, buscamos programar atividades que propiciem um estilo de vida ativo e saudável às pessoas idosas, bem como a socialização e convivência comunitária”, concluiu.
Quem vai animar a tarde com um repertório eclético é o Trio Modão Sertanejo, que tocará não só clássicos caipiras, mas também ritmos como marchinhas de carnaval, forró, vanerão, valsa e muito mais.
Segundo a produtora cultural e coordenadora de projetos do Corre Cultura, Rose Castanho, a atividade pode fazer a diferença para muitas pessoas idosas, além de proporcionar mais qualidade de vida. “Esse projeto tem trazido benefícios sociais muito bons aos idosos. Muitos vão ali pelo simples fato de encontrar companhia para passar um período de tempo, fazer amizades, estar com os amigos, já que estão numa idade em que frequentemente não recebem mais tanta atenção e ajuda emocional. A dança em si, por ser música em movimento corporal, traz benefícios emocionais muito grandes. Temos muitos idosos que têm depressão e vão ao baile justamente para combater essa doença”, afirmou.
Para participar da Tarde Festiva, não é necessário realizar inscrição. Mesmo idosos não cadastrados no CCI poderão curtir a festa mediante a apresentação de documento de identificação com foto. Pessoas que precisam de cuidados especiais poderão entrar com seus cuidadores ou acompanhantes.
Texto: Maria Dalben, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.