Candidatos ao Conselho Tutelar têm até às 17h de hoje (3) para entregar documentação
Dos 308 inscritos, apenas 94 entregaram a documentação obrigatória até o momento; somente 30,51% dos inscritos completaram o processo

Encerra nesta quarta-feira (3), às 17h, o prazo para os candidatos apresentarem os documentos para o processo de seleção dos novos conselheiros tutelares de Londrina. A entrega deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do certame, no site da Prefeitura de Londrina (https://www3.londrina.pr.gov.br/sistemas/concursos/).
De acordo com o último edital publicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), 308 inscritos tiveram a inscrição deferida e ninguém interpôs recurso contra o indeferimento das inscrições. Destes, até o momento, 94 pessoas entregaram os documentos e outras 32 ainda não finalizaram, ou seja, somente 30,51% dos candidatos se atentaram aos prazos. Os candidatos precisam enviar uma cópia da Carteira de Identidade; Carteira Nacional de Habilitação; Carteira Profissional; comprovante de residência; Certidão Cível e Criminal expedida pelo Cartório do Distribuidor e anexos da Comarca de Londrina e outros contidos no edital.
Segundo a presidente do CMDCA, Magali Batista, essa etapa é importante para comprovar a experiência trabalhada na área, sendo que aqueles que não entregarem os comprovantes e documentos serão eliminados. “Aqueles que não entregaremos os documentos serão eliminados, porque não tem como a comissão avaliadora verificar a experiência na área, por isso é importante que todos se atentem ao prazo, que se encerra hoje às 17h, e não será prorrogado. Quem, por ventura, tiver algum problema no cadastro ou com a internet pode ir até a sede do CMDCA, que ajudaremos”, disse a presidente do CMDCA.
Neste processo de seleção estão abertas 25 vagas para os conselheiros tutelares e seus suplentes. Além das inscrições e entrega de documentos, os interessados deverão passar por prova escrita, para aferir os conhecimentos específicos da legislação sobre os direitos das crianças e adolescentes, especialmente no que diz respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e políticas públicas da área; assim como por avaliação de títulos; análise psicológica conforme as normas do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e pela eleição, que deverá acontecer em 1º de outubro de 2023, das 8h às 17h.
Os aprovados vão trabalhar com dedicação exclusiva, durante os próximos quatro anos (de 2024 a 2028) e receberão um salário de R$ 5.957,23. Eles serão distribuídos entre uma das cinco sedes dos Conselho Tutelar de Londrina. Mais informações estão disponíveis no Edital nº 006/2023, publicado na edição nº 4.898 do Jornal Oficial do Município de Londrina e no Portal da Prefeitura.