Cidadão

Centro de Oficinas para Mulheres traz workshop de Empreendedorismo Materno

Mulheres interessadas em aprender mais sobre negócios e oportunidades de empreender podem participar gratuitamente do curso ofertado pela Secretaria da Mulher e Sebrae

Nesta quarta-feira (10), às 14h, as mulheres que estão vivenciando a maternidade e querem aprender como aproveitar o momento para empreender, podem participar do workshop gratuito que a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) está ofertando. As inscrições para o curso “Empreendedorismo Materno” estão abertas e devem ser feitas pelo WhatsApp (43) 99945-0056. Há 20 vagas.

O empreendedorismo materno é voltado às mães que sentem vontade de aproveitar a experiência vivenciada com a maternidade para gerar um negócio e uma fonte de renda. Segundo uma pesquisa feita a pedido de uma multinacional de suplementos alimentares, 77% dos brasileiros têm desejo de abrir seu próprio negócio empreendendo. Entre as vantagens do empreendedorismo, apontados no levantamento, estão a flexibilidade de horário (64%), a vontade de ser seu próprio chefe (63%), o potencial de aumentar os ganhos (54%), aumentar a satisfação profissional (51%) e a vontade de seguir uma paixão (50%).

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, lembrou que a ideia do encontro será mostrar às participantes do curso os negócios que elas podem investir. “É um workshop para as mulheres poderem pensar quais formas de negócios são possíveis a partir deste momento em que elas se encontram em casa, cuidando do filho. Pode ser, por exemplo, através um blog ou um curso ensinando a fazer comidas saudáveis, papinhas para o bebê, um trabalho freelancer, um e-commerce, enfim, são várias possibilidades que a consultora do Sebrae vai apresentar e que as participantes poderão usar de inspiração para tirar um sonho do papel e começar a empreender”, explicou.

Segundo a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, a ideia de realizar esse workshop surgiu após a SMPM receber um retorno muito positivo das participantes da Semana de Empreendedorismo Feminino, realizada em parceria com o Sebrae. “A semana teve um resultado muito positivo e a partir dela se pensou em trabalhar a temática do empreendedorismo materno, onde um negócio pode surgir dentro da própria casa. É importante trazermos um exemplo de empreendedorismo na maternidade para podermos compartilhar o sucesso com as participantes, porque sabemos que a maternidade é um desafio, mas pode ser também uma oportunidade de negócio a partir da experiência que a mãe está vivenciando”, contou.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Sebrae e pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita com 49 nações, o número de mulheres empreendedoras no Brasil totalizava mais de 26 milhões em 2019. Isso coloca o Brasil como o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos