Multiplicadores do Letramento Digital concluem módulo Essencial neste sábado (20)
Projeto de capacitação fará a aula de encerramento com cerca de 44 alunos que integram a terceira turma
Neste sábado (20), o projeto Letramento Digital fará a aula de encerramento do módulo Essencial da terceira turma de multiplicadores. Devem participar cerca de 44 alunos, após terem concluído a etapa que possui 98 horas de duração e abrange conteúdos tecnológicos e de inovação nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A aula de encerramento será realizada das 8h30 às 17h30 no Hotel Bourbon, localizado na Alameda Miguel Blasi, 40.
O Projeto “Letramento Digital” foi implementado em Londrina e é executado pela Facti, como Instituição Científica e Tecnológica (ICT) privada, com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, uma área da Companhia com negócios dedicados à educação. A realização do projeto se dá no âmbito do Programa MCTI Futuro, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com recursos do PPI da Lei de Informática, coordenado pela Softex.
Após formados, os multiplicadores que passarem pelo Letramento Digital devem alcançar milhares de estudantes da rede municipal de ensino. Com as aulas nas escolas, serão promovidas ações para desenvolver habilidades digitais e a inclusão social das crianças, por meio da Educação Tecnológica. Além disso, o projeto também busca despertar o interesse por carreiras ligadas à área de TIC e à docência.
Atualmente, 77 alunos da rede municipal já estão recebendo os conteúdos. O projeto está sendo aplicado em quatro escolas municipais: Professor Joaquim Pereira Mendes, Maestro Roberto Pereira Panico, Miguel Bespalhok e Norman Prochet.
De acordo com a professora Mirella Cito Botti, responsável pela formação continuada em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Secretaria Municipal de Educação (SME), aproximadamente 50 professores da rede municipal receberam a formação. “Estes multiplicadores irão ministrar aulas para até dois mil alunos de 4º e 5º anos da rede municipal de Londrina, atendidos no contraturno escolar. Professores e alunos receberão gratuitamente materiais digitais e físicos e uma placa programável para a realização das atividades”, contou.
A professora destacou que, por meio do Letramento Digital, é possível desenvolver importantes competências, trabalhadas em conteúdos como Pensamento Computacional, Fundamentos de Programação, Robótica e Prototipagem. “O curso também visa desenvolver habilidades, dentre elas o trabalho em equipe, resolução de problemas, criatividade e inovação, visando o protagonismo do aluno e o letramento digital tão requerido na Base Nacional Curricular Comum”, acrescentou.
Durante o módulo Essencial, foram abordadas as disciplinas de Criatividade e Inovação, Pensamento Computacional, Fundamentos de Programação, Estratégias Pedagógicas e Robótica e Prototipagem, totalizando as 98h de duração. Ao todo, o projeto abrange 13 módulos.
Após concluírem essa etapa, os participantes darão sequência conforme o eixo que os alunos optarem. Os docentes farão o módulo Educação 4.0, composto por Competências Profissionais 4.0, Resolução de Problemas, Linguagem de Programação (JavaScript ou Python) e Educação 4.0, que totalizam 75h de curso.
Como cursos opcionais, eles poderão realizar também os treinamentos em Relacionamento Interpessoal e Trabalho em Equipe, Noções de Projeto, Algoritmos e Estruturas de Dados e Linguagem de Programação opcional (JavaScript ou Python).
Já os alunos inscritos com perfil não docente farão o módulo Indústria 4.0, composto por Competências Profissionais 4.0, Resolução de Problemas, Linguagem de Programação (JavaScript ou Python), Relacionamento Interpessoal e Trabalho em Equipe e Noções de Projeto, que totalizarão 75h de treinamento. E, como cursos opcionais, poderão realizar Educação 4.0, Algoritmos e Estruturas de Dados e Linguagem de Programação opcional (JavaScript ou Python).
Segundo o coordenador-geral do projeto, José Augusto de Lima Prestes, a capacitação mínima do Letramento Digital é de 173h, podendo chegar a 240h para aqueles que realizarem os cursos opcionais. “Os módulos Educação 4.0 e Indústria 4.0 serão iniciados em setembro, e somente poderão ser cursados por quem tiver sido aprovado no módulo Essencial”, afirmou.
Prestes complementou que a iniciativa tem atingido as expectativas. “Neste momento, com a finalização do piloto nas escolas, verificamos que o modelo adotado é exitoso e cumpriu com o seu propósito, despertando nas crianças o interesse pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e sua compreensão como uma ferramenta, e não apenas um bem de consumo. Além do mais, promoveu a inclusão social, pois temos relatos muito positivos de alunos com autismo que desenvolveram sua autonomia e outras habilidades a partir da sua participação nas aulas”, comemorou.
O coordenador acrescentou que os alunos da rede municipal já estão compartilhando o que aprendem com as famílias, em casa. “Recebemos a informação de que há várias crianças ensinando os seus pais, mães e demais familiares a programar jogos, usar a placa do micro:bit para prototipar soluções e descobrindo a sua vocação. De maneira geral, a direção das escolas participantes relatou que a comunidade acadêmica está muito satisfeita com os resultados e há muitos interessados em novas turmas do projeto”, frisou.