Clube do Choro de Londrina será atração de encerramento da Semana Nacional de Museus
Final de semana contará ainda com a feira de artesanatos, atividades formativas, oficinas e apresentações artísticas e culturais
Neste final de semana, o Museu Histórico de Londrina (R. Benjamin Constant, 900 – Centro), em parceria com a direção do Museu de Arte de Londrina, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, promove as últimas atividades relacionadas à 21ª Semana Nacional de Museus, que teve início no último dia 15 de maio. Serão inúmeras palestras, oficinas e apresentações, gratuitas e abertas para todos os públicos, com o tema “Sustentabilidade e bem-estar”.
Para a diretora de ação cultural da SMC, Maria Luisa Alves Fontenelle, a participação do público tem surpreendido a organização,mantendo uma média de 80 pessoas por evento. “Além das equipes dos museus, temos recebido muitas pessoas que se sentiram atraídas pelo tema, como estudantes de diversos cursos, das Ciências Sociais, de Arte, de Moda, de História. Na nossa avaliação, o maior desafio era conseguir apresentar este tema e relacioná-lo com os trabalhos que são desenvolvidos nos museus, partindo do pressuposto de que eles são espaços de formação, de fruição. Espaços que têm a contribuir na reflexão sobre diversos temas. Sabemos que o tema da sustentabilidade é fundamental para toda a humanidade neste momento e, por meio das palestras e oficinas, queríamos apresentar ao público alternativas e práticas de vida que levam as pessoas a desenvolverem uma cultura de bem-estar”, comentou.
A diretora do Museu Histórico de Londrina, Edméia Ribeiro, destacou a alegria de poder sediar por mais um ano a Semana Nacional de Museus. “Para nós, é sempre um motivo de alegria poder sediar este evento que é tão importante para a reflexão e conhecimento. Além disso, é também um momento em que podemos mostrar para a população que os museus, independente de suas tipologias, são espaços democráticos e que pertencem a todos, devendo sempre ser ocupados para esses fins”, ressaltou.
Ainda nesta sexta-feira (19), a partir das 19h, o Museu Histórico recebe o presidente da Associação da Rede Agrovida Orgânicos, Egon Bertolaccini e a proprietária do Café com Propósito, Tatiana Bittencourt Moraes, para a palestra “Alimento Saudável de um Organismo Agrícola Biodinâmico”. Para participar da atividade, basta comparecer ao local do evento no horário divulgado, não há limite de vagas.
Na manhã deste sábado (20), a partir das 9h até às 15h, será realizada a Feira no Museu Histórico, com exposição e venda de artesanato Kaingang, produtos orgânicos e naturais, atividades formativas, apresentações de grupos de dança Kaingang e dança circular. “Na feira, teremos a presença de vários expositores, produtores, artistas e pessoas que trabalham com produtos que têm relação com a sustentabilidade, a economia criativa, alimentação saudável e a utilização de recursos naturais. Antes, às 9h, teremos uma oficina de preparo de remédios caseiros e, às 11h30, teremos Renato Kriri, vice Cacique da Aldeia Água Branca, falando sobre pintura corporal nas tradições dos povos Kaingangs. Então, vale a pena muito a pena vir e participar”, destacou Fontenelle.
No domingo (21), o Clube do Choro de Londrina finaliza a 21ª Semana Nacional de Museus com apresentação especial da série Palcos Musicais. O evento terá início às 17h e a entrada também será gratuita. O conjunto, que é formado pelos músicos Lucas Fiuza (Cavaquinho/Bandolim), Guilherme Villela (Cavaquinho/Bandolim), Osório Perez (Violão de 7 cordas), Júlio Erthal (Flauta transversal/Saxofone) e André Vercelino (percussão), faz um passeio pelas composições autorais de chorões londrinenses de ontem e de agora, mesclando com músicas de compositores de renome nacional.
A Série Palcos Musicais, organizada pela Artis Colegium Associação Cultural e coordenada pela pianista Irina Ratcheva, tem o patrocínio da SMC, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e da Unimed Londrina. O Grupo Folha de Londrina, a CODEL, a CBN Londrina, a Rádio UEL FM, o Londrinense, o Espaço Villa Rica, o Plugue Estúdio, o Centro AML Cultural, a Diretoria das ,Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, o Museu Histórico de Londrina, a Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina e o Crillon Palace Hotel também apoiam a apresentação.
Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.