Cidade

Maio Furta-Cor aborda impacto da mãe nas relações de direito em evento aberto ao público

Roda de conversa ocorre nesta sexta-feira (26), às 19h, na sede da OAB Londrina

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, será uma das participantes do evento “Aspectos Legais e Jurídicos sobre a maternidade: o impacto da mãe nas relações de direito”, promovido pelo Núcleo Londrinense da Campanha Maio Furta-Cor em conjunto com a Comissão da Mulher Advogada da OAB Londrina. A roda de conversa, que é gratuita e aberta a toda a população, será nesta sexta-feira (26), às 19h, na sede da entidade (rua Governador Parigot de Souza, 311).

De autoria das vereadoras Flávia Cabral, Lenir de Assis e Daniele Ziober, a Lei Municipal nº 13.462/2022, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati em janeiro deste ano, instituiu a Campanha Maio Furta-Cor no Calendário Oficial de Eventos de Londrina. Escolhido por ser o mês em que se comemora o “Dia das Mães”, a campanha se dedica a conscientizar a população a respeito do cuidado que se deve ter com a saúde mental materna.

Fernandes destacou a importância de promover eventos como o desta noite para que cada vez mais pessoas se sensibilizem sobre o tema. “É uma iniciativa muito importante, pois de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% das puérperas nos países desenvolvidos, e 19% nos países em desenvolvimento sofrem de depressão pós-parto. Ao longo da mesa de hoje, serão abordados múltiplos olhares sobre a necessidade de cuidado para com a saúde mental da mulher, a partir de vivências reais”, comentou.

Segundo a advogada e representante da Campanha, Hylea Maria Ferreira Schell, a intenção do Maio Furta-Cor é atingir não apenas as mães, mas a população como um todo. “Queremos demonstrar à população que não estamos falando somente de ‘depressão pós-parto’ ou ‘baby blues’. As relações de direito estão presentes no nosso dia a dia e impõem muita pressão às mulheres, especialmente às mães, e isso também causa impacto na saúde mental materna”, ressaltou.

Schell reforçou também o pioneirismo londrinense ao ter sido uma das primeiras cidades do Brasil a aprovar a Lei Municipal Furta-Cor. “Sem dúvidas, esse é um motivo de muito orgulho para nós, pois nos mostra que nossa cidade, através de nossas lideranças legislativas e executivas, acolhem e compreendem a necessidade do debate sobre saúde mental materna. Ter o apoio da Prefeitura e, em especial, das Secretaria de Saúde e de Políticas Públicas para as Mulheres, realizamos importantes eventos ao longo do mês, que certamente impactarão na sensibilização de centenas de pessoas”, finalizou.

Interessados em emitir certificado de participação no evento devem se inscrever através do Formulário Online e pagar a inscrição, no valor de R$ 20, no local do evento. Outras informações sobre a atividade e mais sobre a programação da Campanha podem ser acessados através do @cma.oablondrina ou pelo site da www.maiofurtacor.com.br.

Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Atuallizado em 1º de junho de 2023, às 11h55

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos