Cidadão

Novas turmas do curso “Idoso Conectado” iniciam as atividades nesta terça-feira (30)

Quase 130 idosos estão inscritos para participar de cursos para smartphone e de internet com notebook; iniciativa já capacitou cerca de 2 mil pessoas desde 2016

Nos próximos dias, entre 30 de maio e 1º de junho, cerca de 130 idosos de Londrina passarão por capacitação para uso de tecnologias digitais durante mais uma edição do curso “Idoso Conectado”. Todas as aulas irão ocorrer na sede do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região norte, Rua Luiz Brugin, 570, Conjunto Maria Cecília, onde será feito um momento de abertura nesta terça-feira (30). Com todas as vagas já preenchidas, serão quase 80 pessoas participando da oficina sobre celular smartphone, e mais 50 inscritas para receber a formação no curso de internet e redes sociais com notebook, que é uma das novidades do projeto em 2023.

No período da manhã, as turmas terão atividades das 8h30 às 11h30, totalizando 58 inscritos. Já à tarde o horário será das 13h às 17h, com 70 alunos, entre as duas categorias abertas. O “Idoso Conectado” é um projeto de inclusão digital desenvolvido de forma conjunta entre a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). Nesta edição, participarão idosos já atendidos nos CCIs das regiões norte, leste e oeste, bem como aqueles vindos por demanda de procura espontânea, conforme as divulgações feitas ao longo do ano pela SMI.

Outra ação inédita será a participação de 15 pessoas idosas atendidas, entre homens e mulheres, pelo abrigo Casa do Bom Samaritano, uma das instituições sociais conveniadas com a Prefeitura de Londrina e que atende público em situação de vulnerabilidade. Eles terão à disposição transporte de ida e volta viabilizado pela SMI para comparecer às aulas, facilitando o acesso.

Foto: Vivian Honorato / Arquivo N.Com

“O atendimento desses idosos é um diferencial muito importante, são pessoas com trajetórias de vida impactadas por diversas questões sociais, e que neste momento de suas vidas podem exercer a cidadania, aprendendo sobre o uso dos celulares, das tecnologias, internet e tudo de bom que essas ferramentas podem proporcionar. Acreditamos que eles possam sim, ainda que na longevidade do público com mais de 60, usufruir das informações que as redes e a internet trazem, resgatar vínculos sociais e comunitários. A participação desse público em especial permite o alcance dos objetivos de inclusão digital e social”, destacou a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini.

Com mais esta edição do “Idoso Conectado”, Londrina ultrapassará a marca de mais de 2 mil idosos capacitados em atividades de inclusão digital, desde 2016, por meio dessa parceria existente entre a Prefeitura de Londrina e o órgão vinculado ao governo do Paraná, além da participação do governo federal junto à Celepar nas últimas edições realizadas. “É um número expressivo de atendimentos, e a isso agradecemos a Celepar por todo o apoio nesse trabalho, fazendo de Londrina a cidade com idosos mais conectados. Trata-se de inclusão, oportunidades, informação, somados às atividades de lazer, cultura, atividade física, passeios ofertados pela Prefeitura de Londrina. Tudo isso gera mais qualidade de vida”, completou Ramondini.

Conforme informou a colaboradora de suporte técnico da Celepar, Dircélia Alessi, para prestar os atendimentos nas dependências do CCI Norte haverá equipe com quatro técnicos disponibilizados pela Celepar, vindos de Curitiba, além de monitores de Londrina que darão suporte às ações. Será utilizado material didático para aulas que mesclam teoria e prática. “No total, serão 9h de curso de smartphone e 12h do curso de internet com notebook. Ambos os cursos abordam o manuseio do smartphone e do notebook quanto ao acesso à internet para usufruir dos benefícios de e-mail, pesquisas, aplicativos e sites de serviços de governo e redes sociais, oportunizando novos conhecimentos e mais autonomia para uso de ferramentas digitais”, afirmou.

Alessi informou que a parceria une o programa “Idoso Conectado”, da Secretaria Municipal do Idoso de Londrina com o Programa de Inclusão Social e Digital da Celepar que, em Londrina, já atendeu mais de 1.500 pessoas desde 2017.  “A Celepar está atuando com o curso desde 2013, com conteúdo programático, material didático e instrutória. E a Secretaria Municipal do Idoso de Londrina dispõe da infraestrutura adequada e com uma demanda de idosos dispostos a buscar sua autonomia no uso de tecnologias, está sendo sempre um sucesso”, comentou.

Para 2023, a SMI também informou que aprimorou as condições infraestruturais para ofertar o curso, melhorando a qualidade da internet disponibilizada para tornar os trabalhos ainda mais rápidos e eficientes. Essa estrutura, que agrega a logística de cadastro, ambientes e equipamentos disponibilizados, permite que haja o aumento da oferta de vagas em Londrina, mantendo uma quantidade significativa de pessoas realizando os cursos simultaneamente.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos