Londrina sedia primeiro Seminário Estadual “Feliz Cidade dos Idosos”
Encontro reúne diversas autoridades em prol da Campanha Junho Violeta, de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa

Nesta sexta-feira (2), Londrina está sediando o I Seminário “Feliz Cidade dos Idosos”, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O encontro reúne diversos representantes da Prefeitura de Londrina e sociedade civil em prol da Campanha Junho Violeta, de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa.
O Junho Violeta foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná por meio da lei estadual n° 20.252 de 2020, oriunda de projeto de lei de autoria do deputado estadual Cobra Repórter, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A iniciativa objetiva garantir dignidade e respeito à pessoa idosa, promover ações que tragam qualidade de vida, reprimir e combater a violência, além de desenvolver ações de mobilização, sensibilização, instrução, prevenção e conscientização da população contra todos os tipos de violência contra a população idosa.

O deputado Cobra Repórter enfatizou que é necessário assegurar os direitos da pessoa idosa, por meio de uma uma política pública que possa dar qualidade de vida a eles. “Sabemos que a nossa população está envelhecendo, no entanto eu percebo que o poder público não está totalmente preparado para esta realidade. Por isso, queremos fazer um trabalho muito forte neste sentido, para que possamos valorizar as pessoas até o final de suas vidas. Hoje, a pessoa completa 60 anos e mercado de trabalho se fecha para ela, ela vai se sentindo descartada, e isso não pode acontecer. O idoso tem uma história, tem conhecimento, e isso precisa ser ressaltado. Paralelamente, queremos fazer com que os projetos que temos, através da Comissão, sejam implantados no Estado. Este seminário é para que possamos levar estes conhecimentos a todas as prefeituras e entidades que cuidam dos idosos, começando por Londrina”, apontou.

A secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, em nome do governador Ratinho Junior, cumprimentou todos os presentes e parabenizou o deputado Cobra Repórter pelo seu trabalho na Comissão e a atuação do município de Londrina em prol do idoso. “As pessoas idosas não podem mais ficar invisíveis, elas merecem o nosso respeito e reconhecimento, bem como o nosso trabalho, principalmente porque as projeções indicam em que em breve, em 2030, teremos muito mais pessoas idosas no Paraná do que crianças e adolescentes com menos de 14 anos. Cumprimento a administração municipal de Londrina, que dá exemplo para o Estado, tem feito uma nova história, e tem trazido um olhar especial para os nossos idosos”, disse.

A secretária municipal do Idoso de Londrina, Andrea Ramondini Danelon, agradeceu ao deputado Cobra Repórter e toda a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. “É muito importante essa aproximação entre a Assembleia Legislativa e os municípios e nos honra muito sediar este primeiro seminário. Londrina tem uma Secretaria do Idoso muito representativa, que funciona para garantir a qualidade de vida e os direitos da pessoa idosa. Temos uma rede de proteção aos idosos e esperamos que, cada vez mais, estas políticas públicas possam ser discutidas e difundidas em todos os municípios do Paraná”, apontou.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, representando o prefeito Marcelo Belinati, agradeceu a presença de todos e disse que Londrina se orgulha por ser a primeira cidade do Brasil a instituir uma Secretaria Municipal do Idoso, em 1999. “Há 24 anos Londrina já se preocupava com idosos e de lá para cá tivemos muitos avanços nesta área, nos colocando como protagonistas em políticas públicas nas áreas do idoso e saúde”, afirmou.

A secretária de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, disse que o diferencial deste seminário é chamar a atenção do Estado, para a realização de ações em conjunto ao município. “O idoso em situação de violência está na assistência social e essa violência aumentou muito nos últimos anos, o que reforça a necessidade de políticas públicas de qualidade. Para que isso aconteça precisamos de recursos e governo do Paraná tem pouca participação nisso. Estimo que este evento não fique somente no campo do debate e se reverta em atitudes, para que possamos implementar políticas públicas de qualidade para que este idoso, que tanto colaborou para a sociedade, principalmente o mais vulnerável, seja protegido da violência”, expôs.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Luciana Alvarez, este seminário é importante para pautar a temática do idoso, de forma ampla, dando atenção especial à questão da violência contra a pessoa idosa. “A temática do envelhecimento da população é fundamental, haja vista o crescimento desta população e o quanto que isso tem trazido de demandas para os serviços. Londrina é uma cidade de referência em política pública nesta área, tanto que foi escolhida para sediar este primeiro seminário, e nos mostra que estamos no caminho certo”, relatou.

O evento também contou com a presença do prefeito de Cascavel, Paranhos da Silva, que recebeu uma menção honrosa, pelas mãos do deputado Cobra Repórter, pelas políticas em favor da causa dos idosos. Também estiveram presentes, o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Otávio Sancho Ereno; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos do Paraná, Jorge Nei Neves; a vereadora Lu Oliveira, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara de Londrina; o deputado federal, Diego Garcia; a vice-presidente da OAB Londrina, Sania Stefani; o comandante da Polícia Militar, tenente coronel Nelson Vila Junior.
O seminário prossegue hoje até às 20h. Das 14h às 20h, a programação contempla um debate técnico com abordagem prática e teórica acerca dos direitos dos idosos. No dia 29 de junho, está programado o II Seminário “Feliz Cidade dos Idosos”, no município de Cascavel, encerrando o Junho Violeta, mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa.