Cidadão

Compaz realiza ação com o coordenador do Living Peace International, Carlos Palma

Evento que comemora os 23 anos do Movimento pela Paz e Não-Violência será nesta sexta-feira (16), às 16h, e é aberto a todos os interessados

O Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e a ONG Londrina Pazeando promovem nesta sexta-feira (16), às 16h, um evento com a participação do coordenador-geral do Living Peace International, Carlos Palma. O ponto de encontro da atividade será a esquina da avenida Higienópolis com a Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, onde está localizado o Totem Dado da Paz.

Durante a ação, será realizada uma retrospectiva especial dos 23 anos do Movimento pela Paz e Não-Violência, e Palma fará um discurso sobre o Movimento International Living Peace, seguido de um abraço pela paz ao redor do memorial. Posteriormente, às 19h30, o coordenador do Living Peace participará de um encontro com jovens na sede do Movimento dos Focolares (Rua José Maria da Silva Paranhos, 164). Aberta ao público, a roda de conversa terá como tema a atuação do Focolares, movimento ecumênico iniciado em 1943.

O convidado Carlos Palma é de origem uruguaia, e realizou estudos nas áreas de sociologia, teologia, arquivos bíblicos e filosofia. Em janeiro de 2016, foi nomeado presidente do Fórum Mundial da Paz Juvenil, e atualmente é coordenador-geral do Living Peace International. No momento, está visitando algumas cidades brasileiras para conhecer diferentes memoriais dedicados à paz.

O gestor do Londrina Pazeando e secretário do Compaz, Luís Claudio Galhardi, se disse muito feliz com a presença de Palma nas atividades, destacando a sua importância no movimento internacional pela paz. Galhardi contou que o Totem Dado da Paz está alinhado às propostas da ONU, que reconhece o projeto internacionalmente, e frisou que, além do monumento em si, o dado ganhou uma versão on-line. “O monumento é algo simples, dividido em seis faces, cada uma com uma frase de incentivo à paz. Muitos professores acabam usando esse método em salas de aula, com ajuda do jogo on-line ou utilizando uma versão menor do dado”, explicou.

A coordenadora nacional do Living Peace, Maria de Fátima Prieto Martins, que é uma das principais organizadoras do evento, falou sobre a importância da visita de Carlos Palma ao Brasil. “Essa visita representa uma oportunidade de dialogar sobre práticas bem-sucedidas no meio educacional, apresentando metodologias e instrumentos pedagógicos que auxiliarão escolas e outros formadores na construção de uma sociedade mais justa e pacífica”, declarou.  

Atividades em Ibiporã – Além do evento realizado em Londrina, Palma, o Compaz e a ONG Londrina Pazeando participarão de uma atividade no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Ibiporã (avenida Prefeito Mário de Menezes, 1013), nesta quinta-feira (15), das 9h às 12h.

Durante a ação, que reunirá educadores e formadores, Palma vai ministrar uma palestra, falando sobre sua trajetória e respondendo as questões dos participantes. O evento está alinhado ao novo projeto do Londrina Pazeando, que tem como foco a prevenção da violência dentro das escolas.

Na sequência, às 14h, será realizada uma solenidade de entrega de certificados aos Embaixadores da Paz, no Cine Teatro Padre José Zanelli (Avenida Dom Pedro II, 368).  Concluindo a programação do dia, às 16h, também em Ibiporã, será realizada a inauguração do Dado da Paz da APMIF Esforci (Rua Ezequiel Jorge, 400).

Sobre o Living Peace International – É um projeto de educação para a paz, que colabora para a formação da cultura da paz para jovens e crianças. O movimento começou em 2012, com a participação de 15 alunos em uma escola do Cairo, no Egito. Hoje, mais de 130 países já aderiram à proposta. No total, mais de um milhão de estudantes e mais de 80 organizações internacionais trabalham em sinergia com o Living Peace, aplicando a metodologia em suas escolas e diversos setores da sociedade.   

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luís Claudio Galhardi, pelo telefone (43) 99996-1283.

Texto: Giulia Carradore, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina. 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos