Cidadão

Equipes de Londrina obtêm vitórias na fase regional dos Jogos Abertos do Paraná

Times de voleibol, basquetebol e handebol disputam os 65° Jogos Abertos do Paraná; Basquete feminino já garantiu vaga para a fase Macrorregional

Na última semana, os times londrinenses de diferentes modalidades disputaram a 65ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), pela fase regional da competição em Florestópolis, uma das doze cidades-sede que recebem os Jogos. Londrina está representada nessa primeira etapa da competição pelas equipes de basquete feminino, handebol feminino e voleibol masculino e feminino. Nessa primeira parte da fase regional, as partidas foram disputadas entre 15 e 18 de junho. Já a segunda será de 30 de junho a 2 de julho, na mesma cidade. Mais informações sobre os JAPs podem ser encontradas nesta matéria.

Os Jogos Abertos são divididos em três etapas: regional, macrorregional e estadual. A fase regional é disputada em 12 diferentes cidades-sede, onde os municípios são direcionados de acordo com suas proximidades. Além de Florestópolis, essa fase tem disputas em Campo Largo, Prudentópolis, Ribeirão Pinhal, Nova Esperança, Umuarama, Ubiratã, Guaraniaçu, Coronel Vivida, São Mateus do Sul, Missal e Jardim Alegre.

São seis modalidades disputadas na fase regional: basquetebol, handebol, voleibol, bocha, bolão e futsal. Os jogos são na categoria adulta.

Nesse início, o Londrina Handebol alcançou excelentes resultados. O bom desempenho do time feminino resultou em três vitórias em três jogos – 100% de aproveitamento. A equipe superou seus adversários com placares significativos, mostrando a força e qualidade das meninas. O primeiro jogo, contra Jandaia do Sul, resultou em 46 a 9 para o time londrinense. No segundo, enfrentando Alvorada do Sul, o placar final fechou em 36 a 28. Por fim, no terceiro e último jogo, contra Arapongas, a vitória veio por 46 a 10.

O time de Londrina ocupa uma excelente posição no campeonato de handebol. As atletas terão seu próximo desafio no dia 2 de julho, contra a equipe de Florestópolis, na casa das adversárias, em um jogo decisivo que poderá definir a classificação para a fase macrorregional. De acordo com o treinador do Handebol Londrina, Vinícius Garcia, a equipe londrinense está em primeiro lugar de seu grupo, com 128 gols pró e 47 gols contra. Florestópolis tem 76 gols pró e 38 gols contra.

Ele destacou o desempenho coletivo das atletas do time, e o grande esforço constante durante as partidas para não ficar atrás no placar. “Devido ao crescimento técnico e físico da equipe, cumprimos nossas expectativas. Comparando esses resultados com os dos anos anteriores, comprovamos a grande evolução do projeto. A expectativa é de um próximo duelo muito disputado, visto que nosso adversário também segue invicto na competição. Apesar disso, acreditamos na vitória e na classificação para a fase macrorregional”, afirmou.

Foto: Divulgação

No basquete, a APVE Londrina Basketball feminino deu um grande passo na competição ao enfrentar o time de Apucarana pela etapa regional. No confronto do último dia 17, a equipe londrinense dominou a partida, vencendo por um expressivo placar de 62 a 18. O Londrina também venceu no segundo jogo contra a mesma equipe, no domingo (18), desta vez por W.O. Com esses resultados, as atletas garantiram sua vaga para a fase macrorregional dos Jogos Abertos do Paraná, que será disputada por Londrina em setembro, na cidade de Ivaiporã.

Além disso, o time masculino da APVE Londrina Basketball está automaticamente classificado para a fase final dos Jogos Abertos do Paraná por ter sido o campeão da edição de 2022. A disputa estadual das finais será sediada em novembro, em Pato Branco.

Foto: Divulgação

Já no vôlei, a equipe feminina de Londrina conquistou a classificação para a próxima etapa da fase regional do JAPs, com a liderança do grupo B e zero derrotas. O time foi vitorioso em seu primeiro jogo contra a equipe de Porecatu, conquistando o placar de 2 a 0. No segundo jogo, desta vez encarando o time de Rolândia, a disputa foi mais acirrada, mas o Londrina conseguiu sair por cima, com o placar de 2 a 1.

As atletas irão jogar a semifinal no dia 1 de julho contra o time de Cambé. Em caso de resultado positivo para Londrina, as meninas avançarão e, no dia 2 de julho, jogarão a final contra o outro time vencedor. As equipes de Rolândia e Arapongas também estarão nessa disputa.

Foto: Divulgação

Por sua vez, a equipe masculina de vôlei está com uma vitória e uma derrota nos Jogos. O Londrina venceu Ibiporã em seu primeiro jogo, finalizando com placar de 2 a 1. Já no segundo foi derrotado pelo time de Arapongas, por 2 a 1. Eles seguem na competição regional, com o próximo jogo marcado para o próximo sábado (24) contra a equipe de Porecatu. Porém, a classificação do Londrina depende da pontuação definida após o jogo de disputa de seus adversários, Ibiporã e Arapongas, que será no mesmo dia.

Apesar disso, o técnico do Projeto Voleibol Londrina, Matheus Rodrigues de Carvalho Elias, mostra tranquilidade com o desempenho do time até agora na competição e com os futuros enfrentamentos. “Nossa regional é muito forte e equilibrada. Já prevíamos jogos equilibrados e difíceis. A competição está aberta por ser um sistema todos contra todos sem semi e finais, o que torna ainda mais equilibrado e difícil. Infelizmente, no último jogo erramos demais e perdemos para a equipe de Arapongas, mas ainda temos chances de classificar”, informou.

Os Jogos Abertos do Paraná fazem parte dos jogos oficiais do Governo do Estado e é realizada pela Secretaria de Estado do Esporte, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

Todos os projetos esportivos de Londrina citados contam com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, via Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Texto: Sofia Loredo, sob orientação dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos