Destaques

Secretaria da Mulher divulga serviços em evento para administradores de condomínios

Ação terá como foco a Lei Municipal nº 13.439, que obriga os condomínios residenciais e comerciais de Londrina a comunicar órgãos de segurança em casos de violência contra mulheres

Nesta quinta-feira (22), das 8h às 21h, será realizada em Londrina a 2ª edição do evento Inova Síndico, abordando o tema “Jornada para o Futuro: inovações tecnológicas para condomínios”. A ação irá ocorrer na sede do Sindicato de Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR), que organiza a iniciativa, na rua Rolândia, 295, Jardim Aurora. As atividades são voltadas às empresas administradoras de condomínios, síndicos e profissionais do segmento. A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) participará da ação levando uma equipe para divulgar seus serviços e canais de atendimento, orientando o público presente.

Divulgação

Além do tema principal, o evento fará a divulgação da Lei Municipal nº 13.439, de 6 de julho de 2022, que obriga os condomínios residenciais e comerciais no Município de Londrina a comunicar os órgãos de segurança pública quando houver em seu interior a ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos. No âmbito do Estado do Paraná, a Lei que trata deste assunto é a Lei 20.145, de 5 de março de 2020.

Na oportunidade, também será feita a distribuição de materiais informativos da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres sobre as formas de violência contra as mulheres, serviços especializados de proteção e atendimento às mulheres em situação de violência, e canais para comunicação de ocorrências ou indícios de violência ocorridos no interior de condomínios residenciais e comerciais. Um destes canais é o número de emergência 153, da Patrulha Maria da Penha, operada pela Guarda Municipal de Londrina.

Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres em exercício, Rosangela Portella Teruel, é importante aproveitar todas as oportunidades para ampliar as ações de prevenção e enfrentamento à violência no município. “A intenção dos debates e fortalecimento das divulgações é envolver o maior número de pessoas possível, pois essa é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a sociedade”, frisou.

Teruel reforçou que a SMPM vem atuando, regularmente, com ações de divulgações dos serviços e canais de atendimento junto à população em diferentes espaços da cidade, alcançando vários tipos de público. “Este trabalho é desenvolvido em locais como universidades, projetos de extensão, associações, projetos sociais, conselhos de políticas públicas, conselhos profissionais, empresas, entre outros”, citou.

A assessora jurídica do Secovi, Camila Quaglio Corcini, ressaltou que o Sindicato vem atuando na instrução dos síndicos, administradores e, principalmente, de todos os moradores em relação à conduta diante de uma situação de violência doméstica. “Com esse propósito, a 2ª edição do Inova Síndico representa um importante espaço de diálogos e orientações para reforçar esse entendimento entre todos”, disse.

A 2ª edição do evento Inova Síndico conta com apoio da Prefeitura de Londrina, que também terá como participante, além da SMPM, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). A equipe desta pasta estará no evento para tirar dúvidas dos síndicos e funcionários que trabalham com condomínios sobre questões ambientais, envolvendo temas como descarte correto de resíduos, poda e erradicação de árvores e bem-estar animal.

Mais iniciativas – Novas ações para o segmento de condomínios estão previstas para o Agosto Lilás, mês que intensifica as ações pelo fim da violência contra as mulheres. A Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP), com apoio de órgãos e instituições que compõem a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, realizará no dia 1º de agosto, das 9h às 11h, evento estadual on-line, com tema “Violência Doméstica e Familiar nos Condomínios Residenciais e Comerciais do Paraná”.

Marcelo Baiak, Presidente da AACEP, destacou a importância de sensibilizar o mercado condominial para este importante assunto. “Ficamos honrados em poder participar deste movimento de combate à violência doméstica em parceria com a Secretaria da Mulher de Londrina e o Secovi, ampliando o alcance das ações de prevenção e enfrentamento à violência no Paraná”, destacou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos