Destaques

Londrina reforça integração com Portugal por meio da cidade ‘irmã’ Guimarães

Em Portugal, João Luiz Esteves, secretário municipal de Governo de Londrina, trabalha com autoridades portuguesas e participa de atividades

Com o intuito de intensificar a troca de experiências e a integração institucional e econômica entre Londrina e Portugal, o secretário municipal de Governo e procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, realiza agenda no país europeu, onde participa de uma série de atividades. Ele esteve em Guimarães, cidade ‘irmã’ de Londrina há 38 anos, no último sábado (24), onde se reuniu com o presidente da Câmara Municipal de lá (chefe do Executivo), Domingos Bragança, e com o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

Da esquerda para a direita: Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães; António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar; e João Luiz Esteves, secretário municipal de Governo e procurador-geral do Município de Londrina. Foto: Câmara de Guimarães

O 24 de junho é conhecido como o “Dia 1 de Portugal”, feriado municipal em que é celebrada a Batalha de São Mamede, ocorrida em 1.128, em Guimarães. O episódio histórico contribuiu para a independência do Reino de Portugal, sendo considerada a manifestação decisiva para a consagração desse reconhecimento.

Neste dia de comemoração popular, João Luiz Esteves tratou com as lideranças portuguesas sobre questões referentes à ponte diplomática entre as ‘irmãs’ Londrina e Guimarães, focando em iniciativas para trazer maior integração e ganhos econômicos às duas partes. “Aqui em Guimarães, em uma data muito relevante e importante para os portugueses, trabalhamos o desenvolvimento de ações conjuntas que visam, além das relações culturais e institucionais, também criar um ambiente frutífero para iniciativas voltadas às relações econômicas, aproveitando o potencial acadêmico e formativo dessas cidades”, disse.

Um dos aspectos abordados, contou Esteves, foi um protocolo de intenções que será assinado nesta quarta-feira (28), na Câmara Municipal de Guimarães, para possibilitar condições de acordos entre empresas brasileiras e portuguesas, incentivando o desenvolvimento de pesquisas e o intercâmbio de informações nessas duas regiões. “Este acordo busca agregar órgãos de diferentes segmentos para beneficiar Londrina e Guimarães, estimulando empresas que atuam nas áreas de químicos e inovações de materiais, por exemplo”, adiantou.

Tribunal Judiciário da Comarca de Guimarães. Foto: Emerson Dias

O secretário municipal de Governo de Londrina informou que firmarão este protocolo a associação de Guimarães Fibrenamics – Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos, a Universidade do Minho, instituição portuguesa de ensino superior público, o Município de Guimarães, a Prefeitura de Londrina, o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), além da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus Apucarana e Londrina.

Ainda de acordo com ele, o fortalecimento da irmandade com Guimarães vem sendo desenvolvido dentro do planejamento de retomada do contato com essas cidades, conforme proposto pela gestão do prefeito Marcelo Belinati. “A ideia é criar condições propícias para incentivar os campos científico, tecnológico e econômico das cidades irmanadas. Já estamos trabalhando nesse sentido nos últimos anos e essas ações precisam ser feitas em compasso, agregando setores da sociedade, sendo uma tarefa que demanda um certo espaço de tempo. Essa parceria mais firme com Guimarães, por exemplo, começa a se concretizar com resultados mais sólidos. É importante que o trabalho seja contínuo, ultrapasse gestões e se consolide institucionalmente”, concluiu Esteves.

Em sua estadia em solo português, Esteves ainda participará de ações nos próximos dias, incluindo uma série de palestras que irá ministrar a convite das Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra, Lisboa, Porto e Minho.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos