Destaques

Mais cidades aderem ao Plano Viver Sem Limites

ViverSemLimiteNP

Sete cidades da região atuarão de forma integrada com os governos federal e estadual em prol de políticas públicas para pessoas com deficiência

Na manhã de hoje (21), representantes de Londrina e seis municípios do norte pioneiro do Paraná assinaram o documento de adesão ao Plano Nacional da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limites. A solenidade foi realizada no auditório da Acil e contou com a presença da coordenadora geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos, Solange Maria Ferreira.

O objetivo do plano é executar o compromisso do governo federal com as diretrizes da convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos da pessoa com deficiência que são: acessibilidade, educação, inclusão social e atenção à saúde.
 
Solange explicou que a Secretaria tem diversas políticas públicas específicas para as pessoas com deficiência e disponibiliza recursos financeiros para a implantação delas. Cabe aos gestores municipais implementá-las em suas cidades.ViverSemLimiteN2P
 
“Temos programas como a Escola Acessível, o Pronatec, o Caminhos da Escola, entre outros projetos que podem ser implantados nas cidades. Por enquanto, as políticas são afirmativas, mas nosso objetivo é que um dia existam ações efetivas para as pessoas com deficiência e que os governos das três esferas trabalhem juntos”, ressaltou a representante do governo federal.

Durante a solenidade o vice-prefeito de Londrina, Guto Bellusci, lembrou que são as políticas públicas que orientam os trabalhos dos governos e que os repasses federais auxiliam os municípios a implantarem novas ações. “Ficamos orgulhosos pela assinatura do plano que trará repasses para o município, pois ele tem uma visão humanista visando um futuro sem restrições para as pessoas com necessidades especiais”, afirmou.

Com a adesão ao plano, Londrina, Maringá, Japira, Florestópolis, Jaboti, Ibaiti e Bom Sucesso terão mais força política para conseguir recursos financeiros, pois o orçamento do governo federal prevê a distribuição de R$ 7,4 bilhões até o fim de 2014.

Fotos: N.com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos