Bebês da Maternidade Municipal ganham toucas do projeto Artesanato Solidário - Blog Londrina
Destaques

Bebês da Maternidade Municipal ganham toucas do projeto Artesanato Solidário

Encontro de entrega ocorreu no gabinete do prefeito Marcelo Belinati; iniciativa soma, desde que começou, mais de 250 peças confeccionadas e entregues a quatro instituições

Para terem mais aconchego e proteção durante a estação mais fria do ano, quase 200 bebês de mães atendidas pela Maternidade Municipal Lucilla Ballalai ganharam touquinhas de lã, produzidas em crochê por mulheres voluntárias do projeto Artesanato Solidário. Nesta terça-feira (18), as artesãs participantes do curso ofertado em junho, no Centro de Oficinas para Mulheres (COM), bem como servidoras e parceiras da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), realizaram um momento de entrega de 182 peças confeccionadas. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, que prestigiou o ato junto com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, e a coordenadora de Enfermagem da Maternidade Municipal, Regina Adário.

As toucas arrecadadas são frutos da quinta etapa de oficinas da campanha Artesanato Solidário, da SMPM, direcionada a 23 artesãs voluntárias. As aulas foram conduzidas pela artesã Tânia Cordeiro, parceira da Prefeitura de Londrina há alguns anos, em diferentes iniciativas, utilizando materiais cedidos gratuitamente pelo COM.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Depois de mais esta edição encerrada, agora o projeto soma 252 peças entregues, entre tapetes de crochê e toucas de lã, totalizando a participação de 52 mulheres e beneficiando quatro instituições londrinenses. Além da Maternidade Municipal, contemplada pela segunda vez, também receberam as toucas, em fases anteriores, o abrigo Canto de Dália, o Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (Capc) e a entidade beneficente Tok de Amor, também prestadora de apoio a pacientes com câncer.

A iniciativa permite às voluntárias, além de desenvolver suas habilidades na confecção das peças com a técnica do crochê, compor uma manifestação solidária, de cuidado e carinho, em prol das mães atendidas na maternidade, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social ou familiar.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Segundo o prefeito Marcelo Belinati, atitudes e gestos de cuidado como este são impactantes na vida de quem recebe e também para quem pratica os atos solidários. “O envolvimento das artesãs voluntárias mostra o grande carinho e dedicação para ajudar e presentear outras pessoas que precisam. E as crianças já chegam recebendo amor e afeto. Esse tipo de ação é algo muito bonito, pois demonstra que as pessoas de fora estão se importando e que há iniciativas solidárias espalhadas pela cidade, atendendo vários tipos de público”, disse.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

A coordenadora de Enfermagem da Maternidade Municipal, Regina Adário, agradeceu a todas as pessoas envolvidas no projeto por mais uma leva de toucas repassadas às mães atendidas no local. “Temos, em média, cerca de 180 a 230 crianças que nascem mensalmente na Maternidade Municipal. E existem muitas mães e famílias atendidas que não possuem condições de contar com um enxoval para seus bebês recém-nascidos, então essa contribuição voluntária tem enorme valor, tanto material como sentimental, já que resulta de um trabalho feito tendo como motivação ajudar alguém. E, no frio, sempre são bem-vindas colaborações desse tipo, para nós é muito importante. Parabenizo o projeto da SMPM e as artesãs que participam”, afirmou.

Secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes. Foto: Vivian Honorato / N.Com

Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, é gratificante ver o voluntariado composto por mulheres de Londrina agindo em causas que beneficiam tantas pessoas. “Na primeira edição do Artesanato Solidário voltada aos bebês nascidos na Maternidade Municipal, foram doadas 50 touquinhas feitas pelas voluntárias. Hoje, entregamos 182 toucas. O nosso principal objetivo nesse projeto não é ensinar crochê ou tricô, que é o meio de produção e chama o público, mas sensibilizar a sociedade para fortalecer a empatia entre as mulheres”, enfatizou.

A artesã voluntária Karen Mariana Botasso, uma das participantes das oficinas criativas, contou que é muito gratificante ter trabalhos feitos à mão chegando às mães com suas crianças. “Traz sentimentos indescritíveis fazer parte da ação e poder acompanhar os resultados das oficinas. São novas vidas que estão chegando, mães e bebês acolhidos com presentes feitos com muito amor”, relatou.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Fortalecimento e novas ideias – De acordo com a gerente do Centro de Oficinas para Mulheres, Carina Souza, que também é artesã voluntária e contribui com o projeto, a adesão vem sendo muito boa até aqui. “No período em que o frio chega com mais intensidade, é importante mobilizarmos forças e ajudar, fazendo com que ações de capacitação do COM possam ser revertidas em práticas solidárias. A solenidade de entrega foi emocionante, as voluntárias receberam certificado de participação e prestigiaram esse belo gesto de amor e cuidado com os pequeninos nessa estação fria”, declarou.

Considerando o sucesso do projeto, com incentivo do prefeito e da secretária de Políticas para as Mulheres, Souza informou que a intenção é abrir novas edições e manter a iniciativa permanente. “Para as próximas ações, estamos pensando em outras ideias também de peças para doação, como cachecol ou sapatinhos de crochê, por exemplo, de acordo com a disponibilidade dos voluntários”, adiantou a gerente do COM.

Durante o encontro de entrega, a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisneia Rampazzo, mencionou que o Artesanato Solidário possibilita aliar a prática do aprendizado com a ação solidária. “O projeto teve início ainda na pandemia, em 2021, e vem tomando corpo a cada etapa desenvolvida e trazendo mais visibilidade. As alunas compartilham a experiência de uma maneira muito positiva, podendo ver o resultado de seu aprendizado fazendo a diferença na vida de outra mulher. Elas relatam que é muito gratificante, já que agrega a produtividade e a solidariedade em um mesmo momento”, contou ela, reforçando que todas as linhas, agulhas e itens utilizados nas oficinas são fornecidos pela organização do projeto, via Centro de Oficinas para Mulheres.

Desenvolvido desde 2021 pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, o Artesanato Solidário concluiu sua quinta edição. Antes, as duas primeiras ações foram centradas na produção de tapetes, que foram doados a mulheres vítimas de violência. Depois, na terceira etapa, houve doação de tapetes para mulheres em tratamento contra o câncer, como parte da campanha nacional Outubro Rosa em Londrina. Por último, o quarto momento da iniciativa contemplou os bebês atendidos pela Maternidade Municipal com touquinhas de lã.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal