Guarda Municipal reforça segurança de unidades escolares no retorno às aulas
Equipes estão se dividindo nos horários de entrada e saída dos alunos para garantir a tranquilidade para as famílias londrinenses

Com a volta às aulas da rede municipal nesta terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Diretoria Operacional da Guarda Municipal de Londrina, está retomando os Pontos Bases (PBs) com viaturas e guardas municipais fixos na porta das escolas e Centros de Educação Infantil Municipais. As equipes fazem o acompanhamento nos horários de entrada e de saída dos alunos, tanto pela manhã quanto à tarde.
O serviço está sendo reforçado nas unidades de ensino de toda a cidade, inclusive as que são localizadas nos distritos. Recentemente, a instituição ganhou um reforço de 60 novos guardas municipais, que contribuem diretamente para a execução desta e outras ações de segurança pública.

O secretário municipal de Defesa Social, Coronel Pedro Ramos, explicou como está sendo a dinâmica dos agentes. “Estamos retomando os Pontos Bases nos horários de entrada e saída, dividindo o efetivo da viatura, mantendo um GM fixo em uma escola, enquanto o outro desloca para outra escola mais próxima. Após a entrada dos alunos a equipe se recompõe, e passa a fazer rondas preventivas nas proximidades das unidades de ensino”, esclareceu.
Ramos disse ainda que o trabalho desenvolvido pelas equipes ultrapassa o acompanhamento do fluxo de estudantes da rede municipal. “Além desses pontos fixos, as rondas são feitas voltadas para combater os tipos mais comuns de crimes. Como, por exemplo o tráfico de drogas e direção perigosa. Ou seja, qualquer ação delituosa ou infracional que alguém esteja cometendo no entorno das escolas será objeto de abordagem e de autuação da Guarda Municipal. Nosso trabalho não é somente ficar na porta da escola, fazemos também o patrulhamento no entorno e abordagem de pessoas, evitando assim a prática de crimes”, concluiu.
Todas as escolas e Centros de Educação Infantil, municipais e filantrópicos, contam com o botão do pânico. O dispositivo é ligado diretamente à central de monitoramento e emergência da Guarda Municipal, por meio do aplicativo 153 cidadão da GM. As unidades escolares são atendidas, ainda, pelas ações do projeto Monitorar para Proteger, que conectou as escolas ao sistema de alarme monitorado – via link – à central de videomonitoramento 24 horas da GM.
Informar para Proteger
O projeto informativo elaborado pela Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) continua sendo desenvolvido pelas equipes. Seu principal objetivo é levar informações para a comunidade escolar e aos moradores do entorno sobre como cada pessoa pode colaborar com a segurança das escolas. A SMDS reforça o pedido para que toda população grave o telefone de emergência 153, bem como o aplicativo 153 cidadão, disponível para qualquer telefone celular.