LEC feminino recebe o Guarapuava em busca da segunda vitória no Paranaense sub-17
O Tubarãozinho foca no fator casa para marcar três pontos e continuar brigando pelo título estadual; a entrada é livre no estádio VGD

A equipe feminina do Londrina Esporte Clube (LEC) entra em campo neste domingo (6), quando enfrenta o Madeirit Guarapuava no seu terceiro desafio pelo Campeonato Paranaense de futebol sub-17. O jogo será em casa, às 15h, no estádio Vitorino Gonçalves Dias, o VGD, com portões abertos para a torcida. O Tubarãozinho, em 3º lugar na classificação, com uma vitória e uma derrota no torneio, tenta o segundo resultado positivo jogando em seus domínios.
Com três pontos somados, o time está atrás do Toledo na tabela, que tem a mesma pontuação, e do Imperial de Curitiba, líder com seis pontos somados. O Madeirit Guarapuava é a lanterna, ainda sem pontuar. Confira a tabela e a classificação completa aqui.

Na primeira rodada do estadual, o Londrina derrotou o Toledo, atual campeão sub-17, por 2 a 1 no VGD. Depois, as meninas perderam fora de casa, em Curitiba, para o Imperial, pelo placar de 3 a 2. Já as adversárias de Guarapuava tiveram derrotas nos dois compromissos iniciais – placares de 10 a 0 para o Imperial, e por W.O (3 a 0 por não comparecimento) para o Toledo.
O técnico do LEC, Johnny Gonçalves, adiantou que a equipe entrará em campo com uma escalação ofensiva para somar os três pontos e fazer o dever de casa diante da torcida. “Os treinamentos diários estão sendo muito produtivos e acredito que as atletas têm totais condições de desempenhar um bom papel no domingo. O foco é buscar o gol desde o início, estamos trabalhando uma formação focada na qualidade técnica, leveza e rapidez coletiva, explorando o potencial de jogadas individuais para impor um ritmo consistente. Precisamos pontuar para brigar pela primeira posição do estadual, temos que aproveitar bem as chances de gol para isso. Se conseguirmos ao longo do jogo, tentaremos fazer um bom saldo de gols”, afirmou.
De acordo com o treinador, em um campeonato curto como o Paranaense sub-17 é necessário não desperdiçar os pontos, principalmente nos jogos como mandante. “Ganhamos o primeiro jogo no VGD contra o Toledo jogando muito bem, depois tivemos ótimo desempenho novamente em Curitiba, com um gramado muito ruim, mas acabamos derrotados nos acréscimos e com falhas de arbitragem. Mas acredito que poderemos ter uma sequência vitoriosa encerrando o turno e depois tentando embalar no segundo turno para brigar pelo título. Convocamos a torcida para nos apoiar”, enfatizou.
Na avaliação de Gonçalves, o grupo do Alviceleste merece elogios nesse início de campeonato, sendo um conjunto dedicado e empenhado, mesclando garra com alto nível técnico. “Precisamos ajustar alguns pontos, mas a equipe vem jogando organizada e bem postada, tendo comportamento ofensivo de time que sabe o que quer em campo. Há grande entrega e dedicação e os retornos de quem vem acompanhando as partidas são bastante positivos. Estou feliz com o rendimento e a atitude das meninas, creio que a tendência é evoluir e chegar ao segundo turno com mais confiança. O time estará mais cascudo e maduro para alcançar as vitórias”, concluiu.
O Tubarão sub-17 ainda treina na tarde desta sexta-feira (4) e fará a última preparação na manhã de sábado (5), antecedendo a partida no VGD.
A forma de disputa do Paranaense 2023 da modalidade consiste em jogos de turno e returno entre as quatro equipes participantes, que formam um grupo único no sistema de pontos corridos. Ao todo, serão seis partidas para cada time, sendo campeão aquele que somar mais pontos. Em 2022, o Toledo faturou o título.
O projeto do LEC feminino de futebol, conduzido por meio de parceria entre o Londrina Esporte Clube e a Associação Esportiva Tsuru, conta com recursos advindos da Fundação de Esportes (FEL), via Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).