Cidadão

Centro de Referência de Atendimento à Mulher recebe visita de servidoras estaduais

Durante a atividade, assessoras técnicas da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa conheceram o espaço, a estrutura física e a dinâmica de funcionamento do CAM

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM) recebeu, nesta quarta-feira (23), das 8h às 16h, a visita técnica de duas servidoras da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).

As psicólogas e assessoras técnicas Carmen Zadra e Larissa Yamaguchi, da Coordenação de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres, foram recebidas pela diretora de Atendimento Especializado à Mulher, Tatiene Matoba, e pela gerente do CAM, Lucimar Rodrigues, em conjunto com as assistentes sociais e psicólogas da unidade.

Durante a atividade, Zadra e Yamaguchi conheceram o espaço, a estrutura física e a dinâmica de funcionamento do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), que integra a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). Também participaram de uma reunião com a equipe para discutir estratégias positivas e desafios no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, incluindo as portas de entrada e saída dos serviços, assim como seus fluxos e protocolos.

Além disso, deixaram com a equipe um formulário para a coleta de informações sobre a atuação do CAM, que subsidiará a elaboração de relatórios e o planejamento de capacitações e perspectivas de cofinanciamentos futuros. Ontem (22), a equipe da SEMIPI havia visitado a Coordenadoria de Atendimento à Mulher de Ibiporã (Cami), e conhecerá na quinta-feira (24) o Centro de Atendimento à Mulher de Apucarana.

Foto: SMPM/Divulgação

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, destacou a importância da atuação conjunta com a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. “Essa colaboração contribui para o aprimoramento das políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres. A reunião técnica foi uma importante oportunidade de apresentar a metodologia de trabalho, fluxos e protocolos do CAM, serviço municipal criado em 1993, cuja experiência de 30 anos é referência no Paraná e no Brasil”, salientou.

Conforme a gerente do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Lucimar Rodrigues, as servidoras visitarão todas as 13 unidades de Centros de Referência de Atendimento à Mulher no Paraná, com o objetivo de levantar a metodologia de trabalho de cada local. Segundo Rodrigues, os tópicos verificados abrangem os recursos humanos, a estrutura física, a equipe técnica e os fluxos de atendimento, para ver o que deu certo e o que precisa ser melhorado.

“Entre outras questões, o formulário que nos entregaram, que deve ser devolvido até 20 de setembro, pergunta se o município conta com um órgão e um conselho voltados às políticas públicas para as mulheres, assim como um plano e um fundo dedicados a essa área. Essas informações vão, inclusive, ser utilizadas para a definição de destinação de verbas do Governo do Estado para os municípios”, frisou.

A gerente do CAM explicou que os levantamentos feitos pela Semipi também visam subsidiar a elaboração de um caderno de orientação e de normas técnicas estaduais relativas aos Centros de Referência de Atendimento à Mulher. “Com base nesses produtos, aqueles municípios que ainda não têm um Centro de Referência de Atendimento à Mulher saberão quais procedimentos devem realizar para poder iniciar esse serviço. O objetivo da secretaria estadual é potencializar e expandir a rede, considerando as especificidades e a realidade de cada município, e fornecendo orientações que subsidiarão as rotinas de trabalho das equipes e a implantação de unidades”, concluiu.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos