Pronatec recebe inscrições para cursos técnicos e de qualificação
Alunos terão material, isenção do curso, ajuda de custo e certificado; inscrições podem ser feitas nos CRAS e nos CREAS
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com inscrições abertas para mais cursos técnicos e de qualificação que serão ofertados a partir de abril em parceria com as instituições do Sistema “S” de ensino, que engloba o Senai, Senat e o Senac. As inscrições podem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de Londrina. Só no primeiro trimestre de 2014 o Pronatec realizou mais de 400 matrículas em 19 cursos ofertados.
O curso de programador de web inicia dia 22 de abril e será das 8h ao meio dia, é necessário estar cursando o ensino médio, ter domínio básico de sistema operacional e internet e ter ao menos 15 anos. O curso de garçom começa no dia 5 de maio, assim como o de sushiman, os dois serão das 13h30 às 17h30 e é preciso ter mais de 18 anos.
No dia 12 de maio serão quatro cursos que se iniciam, o de auxiliar administrativo e de depilador serão das 13h30 às 17h30, sendo que para auxiliar administrativo é preciso ter 15 anos e o de depilador 18. E das 18h30 até as 22h30 são os cursos de recepcionista, porteiro e vigia que serão ministrados. De recepcionista é preciso ter 15 anos e o de vigia e porteiro 18. Todos os cursos serão de segunda a sexta-feira.
Os alunos receberão gratuidade total do curso, R$ 2,00 por hora de curso para ajuda de custos, material didático e de apoio para as aulas e certificação SENAC nacionalmente reconhecida, para os aprovados. Informações e inscrições pelo 3323-8481.
Pronatec
O Pronatec é um programa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Londrina, que visa expandir a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica. O projeto pretende combater o desemprego e formar mão de obra qualificada necessária para o comércio, empresas e indústrias.
Os cursos de qualificação profissional são destinados aos londrinenses que utilizam a política de assistência social como os beneficiários do Programa Bolsa Família e os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), mas que não recebem benefício social. Para se inscrever é preciso comprovar renda per capta de, no máximo, meio salário mínimo ou de três salários mínimos por família.
Pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social como, por exemplo, em situação de rua, egressos do sistema socioeducativo, mulheres vítimas de violência e pessoa com deficiência física são considerados prioritários.