Semana da Pátria tem início com solenidade no Centro Cívico nesta sexta (1º)
Realizada a partir das 8h, atividade terá hasteamento de bandeiras e execução do Hino Nacional e do Hino da Independência

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza nesta sexta-feira (1º), a partir das 8h, na Praça do Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto, o lançamento da Semana da Pátria, que neste ano celebra o 201° aniversário da Independência do Brasil.
Durante a solenidade, será feito o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado do Paraná e de Londrina simultaneamente em frente à Prefeitura e à Câmara Municipal de Londrina, assim como as execuções do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Independência. Ao todo, estarão presentes cerca de 100 pessoas, incluindo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e representantes do Tiro de Guerra, Polícia Militar e Guarda Municipal. Também participarão outras autoridades locais, bem como a Escola Municipal Jadir Dutra de Souza, localizada no Patrimônio Selva (região sul), e grupos de escoteiros.
A responsável por projetos pedagógicos da SME, Carla Cordeiro, destacou que a programação da Semana da Pátria também inclui o tradicional desfile de Sete de Setembro, realizado na Avenida Leste-Oeste, e ações nas escolas municipais. “Nas unidades da rede municipal, haverá pequenas solenidades em que as crianças cantarão o Hino Nacional no pátio da escola, com a presença das bandeiras, de forma a participar das comemorações”, citou.

Uma das unidades que se destaca é a Escola Municipal San Izidro, que há cerca de seis anos promove o seu próprio desfile em comemoração ao Dia da Independência. O evento será na terça-feira (5), às 14h30, e contará com aproximadamente 700 participantes. Entre eles, estarão alunos da escola municipal e do Centro de Educação Infantil (CEI) Estrelinha Mágica, assim como a banda da Apae Londrina, a fanfarra da Guarda Mirim e alguns atiradores do Tiro de Guerra.
A atividade conta com apoio da Guarda Municipal e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e os participantes percorrerão a Rua Lázaro Zamenhof e a Avenida das Américas, ambas situadas na região da escola.
Segundo a diretora da Escola Municipal San Izidro, Rosiane da Silva Mendes Oliveira, a estimativa é que 400 pessoas assistam ao evento, entre familiares das crianças e comerciantes do bairro. “As famílias comparecem em peso e gostam bastante. Organizamos essa atividade porque, para a comunidade daqui, às vezes fica difícil ir ao desfile do centro, então a ideia é fazer um resgate desse momento cívico”, realçou.

Desfile de Sete de Setembro – Hoje (31), às 23h59, será encerrado o prazo de inscrição para as organizações interessadas em participar do desfile do Sete de Setembro. Até o momento, as instituições inscritas correspondem, no total, a 4.300 participantes, dos quais 2.500 são integrantes de escolas públicas e particulares, organizações não governamentais (ONGs), entidades e associações, e 1.800 são membros das forças de segurança.
A expectativa é que o público do evento seja de aproximadamente 10 mil pessoas. Nesta edição, o trajeto do desfile seguirá o sentido inverso ao habitual, com a concentração sendo feita nas imediações da esquina da Avenida Leste-Oeste com a Rua Itapicuru, de onde os participantes partirão. O palanque das autoridades estará instalado na altura da Rua Itajaí, e o desfile terminará na esquina da Leste-Oeste com a Rua Cabo Verde. A extensão total do percurso é de cerca de 500 metros, e a atividade terá início às 9h.