Saúde atende 1.702 mulheres em campanha preventiva de câncer
Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama intensificou atendimento aos sábados
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou a balanço da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama. Na primeira etapa, que aconteceu no dia 22, foram atendidas 716 mulheres e na segunda etapa, que ocorreu no dia 29, mais 986 realizaram os exames preventivos, totalizando 1.702 nos dois dias de campanha. A ação foi realizada aos sábados, nas unidades básicas de saúde de todas as regiões da cidade. A campanha foi considerada satisfatória porque conseguiu atingir mulheres trabalhadoras que estavam com exames em atraso e que tinham dificuldades de realizá-los nos dias úteis.
Durante a campanha as mulheres fizeram o exame preventivo de câncer de colo de útero, conhecido como Papanicolau, além do exame clínico das mamas. A mamografia foi solicitada quando indicada. As mulheres que perderam a campanha ainda podem procurar as unidades básicas de saúde para agendar os exames e consultas.
A coordenadora de saúde da mulher, da Secretaria de Saúde, Lilian de Fátima Nellessen, explicou que como o câncer de colo de útero demora anos para se desenvolver, é muito importante a realização periódica do exame Papanicolau que detecta facilmente as alterações das células que podem desencadear o câncer. No caso do câncer de mama é preciso alcançar a detecção precoce através do autoexame e exame clínico das mamas, realizado por profissional de saúde, e exame de mamografia, quando indicado.
A coordenadora lembrou que o câncer de mama provocou, no Brasil, a morte de 13.225 mulheres no ano de 2011, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), e estima-se, para o ano de 2014, 57.120 novos casos da doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).