Destaques

Kireeff quer polo de Aquicultura na região de Londrina

Kireeff quer polo de Aquicultura na região de Londrina

Em evento técnico, com a presença do ministro da Pesca, o prefeito lembrou que a região tem todas as condições para abastecer o mercado consumidor em crescimento

 

Kireeff quer polo de Aquicultura na região de LondrinaO 13º Seminário Estadual de Aquicultura aconteceu nessa manhã no Parque Ney Braga, como parte da programação da 54ª Expolondrina 2014. A cerimônia foi aberta pelo ministro da Pesca e Aquicultura, senador Eduardo Lopes, e contou com a presença de produtores, pescadores, autoridades e representantes de diversas entidades da área.

O ministro Eduardo Lopes elogiou o seminário. “Muito bem organizado; encontros como esse são cruciais para o crescimento da produção de pescado. São nesses momentos que debatemos sobre fatores que influenciam para um cenário próspero para o setor, tanto produtivo quanto social, para as famílias tradicionais de pescadores que exercem o ofício. Hoje o consumo médio de peixes por brasileiro é de 17 kg por ano, quase dobrou em relação ao último ano e temos muito para crescer ainda.”

O ministro aproveitou para informar que hoje foram publicados no Diário Oficial três editais que vão beneficiar diretamente os produtores. O governo vai ceder águas para a criação de tilápias e ostras. A expectativa é de que a produção de tilápia seja de 1.800 toneladas por ano e o espaço cedido será nos reservatórios de Capivara, Canoas e Taquaruçu, enquanto as ostras devem chegar a 1.600 toneladas por ano e serão cultivadas no litoral.

 

Kireeff quer polo

O prefeito Alexandre Kireeff, ao dar as boas vindas ao Ministro Lopes, sugeriu ao governo federal que faça investimentos em Londrina e municípios da região, principalmente os situados próximo das represas. “Temos mão de obra, tecnologia, recursos naturais e gente competente. O governo federal tem um olhar atento para a pesca, nós estamos alinhados a isso”, disse Kireeff. Diante de um mercado consumidor crescente, a região de Londrina pode se transformar em polo nacional de aquicultura, e ajudar no abastecimento nacional, defendeu o prefeito.

 

Emater concorda

O engenheiro de Pesca do Emater, José Eduardo Guimarães Barreto, fez coro ao pensamento do prefeito. “Nós temos um estado rico em água e toda a disponibilidade para desenvolver o pescado, a aquicultura. É fomentando o cultivo que vamos aumentar a produção. É um alimento de qualidade que tem tido uma demanda crescente nos últimos anos.”

O 13º Seminário Estadual de Aquicultura é uma promoção do Governo do Estado do Paraná e Sociedade Rural em parceria com a Prefeitura de Londrina; Ministério da Pesca e Aquicultura; Ministério do Desenvolvimento Agrário e Banco do Brasil.

Fotos: N.com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos