Cidadão

Equipes das UPAs e Samu fazem curso de atendimento pré-hospitalar e emergências clínicas

A formação conta com 99 participantes, entre médicos e enfermeiros que atuam nos serviços de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde

Nesta quinta-feira (14), teve início um curso sobre atendimento pré-hospitalar e emergências clínicas, que aborda protocolos internacionais e certificação da Advanced Medical Life Support (AMLS). Todos os 99 profissionais que participam do treinamento são médicos e enfermeiros que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), inclusive da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O curso, realizado no Hotel AeroPark, é ofertado pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e se estende até o dia 10 de outubro. Serão formadas nove turmas, cada uma delas com uma carga horária de 16 horas realizadas no decorrer de dois dias.

Foto: Vivian Honorato

O diretor de Urgência e Emergência da SMS, enfermeiro Cleiton José Santana, explicou que esse treinamento, ofertado de forma prática, pretende qualificar os profissionais para o atendimento de pacientes em situação de emergências clínicas. “Esse curso é baseado em um protocolo internacional, ou seja, o mesmo conteúdo que é passado aqui é aplicado em outros locais também. É uma formação que qualifica o profissional para atender as principais emergências, como infarto, o Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como derrame ou AVC, as convulsões, alterações metabólicas, alterações gastrointestinais. Todas as doenças clínicas com maior incidência no serviço de urgência e emergência vão ser abordadas nesse curso por meio de atividades práticas”, explicou.

A metodologia utilizada é a de atendimento de simulação realística, na qual o aluno faz o atendimento de manequins vivos. Para Santana, a qualificação periódica dos profissionais de saúde é muito importante para oferecer assistência de qualidade aos pacientes. “A partir do momento que nossos médicos e enfermeiros são treinados e qualificados por meio de simulação realística para atender pessoas nessas diversas situações clínicas, você vai ter mais segurança no atendimento dos pacientes e maior qualidade, baseado em protocolos, evitando possíveis eventos adversos relacionados à assistência”, acrescentou.

Além dos profissionais londrinenses, as turmas realizadas em Londrina também contam com a presença de profissionais das regionais de saúde de Arapongas, Apucarana, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Ivaiporã.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos